Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaluch, Maria Terezinha Bellanda, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Paula Robertapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T14:04:43Z-
dc.date.available2021-02-23T14:04:43Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda Galuchpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino organizado e desenvolvido no âmbito escolar pode se constituir em situações que promovam a aprendizagem de conteúdos que se transformem em elementos mediadores do pensamento dos estudantes, ou seja, como o ensino pode ser promotor do desenvolvimento. Para a sua execução, foram realizados estudos bibliográficos e observações de vinte horas/aula, cujo conteúdo trabalho foi reprodução humana, em uma sala multisseriada de Educação de Jovens e Adultos da 1a à 4a série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Os dados foram analisados tomando-se como referência a Teoria Histórico- Cultural, abordagem segundo a qual a aprendizagem adequadamente organizada leva ao desenvolvimento das capacidades complexas do pensamento, e a mediação se refere, tanto aos instrumentos, como aos signos e às relações que o sujeito estabelece com os outros. Portanto, mediação é um fator preponderante nos processos de ensino e aprendizagem. As análises apontam que o ensino sistematizado de conceitos científicos concorre para a formação que ultrapassa o caráter meramente adaptativo, quando os estudantes, ao tomarem consciência dos conceitos, tornam-se capazes de pensar e agir com elespt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Current research involves school-organized teaching and investigates whether it promotes content learning that transforms itself in mediating factors of thought in the students. Research discusses the manner teaching is a promoter of development. Bibliographical studies and 20-hour class observations were undertaken on human reproduction in a multi-series class with young people and adults of the first grades of the primary school in a government school in the state of Paraná, Brazil. Data were analyzed according to the Historical and Cultural Theory. This approach provides that properly organized Learning Leads towards development of the complex abilities of thought, while mediation comprises tools, signs and relationships that the subject maintains with the others. Mediation is therefore an important factor in teaching and learning processes. Analysis shows that the systemized teaching of scientific concepts Leads towards a training that goes beyond the merely adaptive stage when students, aware of the concepts, are able to think and act accordinglypt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subject.ddc374pt_BR
dc.titleMediação e processo de aquisição do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fabiany de Cássia Tavares-
dc.contributor.referee2Goulart, Aurea Maria Paes Leme-
dc.contributor.referee3Sforni, Marta Sueli de Faria-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical185 f. : il., figs.-
dc.subject.cnpq2Educação-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Roberta Miranda_2007.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.