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Autor(es): Bergmann, Simone Rebello
Orientador: Praxedes, Walter Lúcio de Alencar, 1965-
Título: O processo de formulação e implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) : reflexão sobre uma política pública de formação continuada de professores no estado do Paraná
Banca: Lima, Raymundo de
Banca: Balbich, Tânia Mari
Palavras-chave: Professores - Formação continuada;Políticas públicas;Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BERGMANN, Simone Rebello. O processo de formulação e implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE): reflexão sobre uma política pública de formação continuada de professores no estado do Paraná. 2012. 82 f. Dissertação (mestrado profissional em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2012, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6142. Acesso em: 23 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Este trabalho busca descrever, utilizando-se de procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental e do próprio testemunho memorialístico, o processo de formulação e implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), um formato inédito de formação continuada de professores no Paraná, e também no país. A ênfase do relato é no período de 2006 a 2007, época da implementação do Programa, que foi desenhado e implementado como política educacional na gestão do secretário de Estado da Educação Mauricio Requião de Mello e Silva e do governador Roberto Requião, em seus mandatos de 2003 a 2006 e 2007 a 2010. Para sua consecução, a Secretaria de Estado da Educação institui parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e com as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná. Foi consolidado como política pública de Estado por meio da Lei Complementar n.º 130/2010.
ABSTRACT: This paper seeks to describe, using procedures of bibliographic and documentary researches and also own personal memoirist testimony, the formulation and implementation foundations of the "Educational Development Program" (PDE), an unprecedented format of continuing education for teachers in the State of Paraná, and also in the hole country. The report’s emphasis encompasses the period from 2006 to 2007 covering the program’s time of implementation, designed and deployed as educational policy, managed by the Secretary of State for Education Mauricio Requião de Mello e Silva and Governor Roberto Requião during the terms of office from 2003 to 2006 and from 2007 to 2010. For the Program’s achievement, the State Department of Education established partnerships with the State Department of Science, Technology and Higher Education (SETI) and with Public Higher Education Institutions of Paraná’s State. It was established as public policy through the State Complementary Law n.º 130/2010.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Walter Lúcio de Alencar Praxedes
Dissertação (mestrado profissional em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, 2012
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6142
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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