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Autor(es): Vasques, Ronaldo Salvador
Orientador: Pelegrini, Sandra de Cássia Araújo, 1962-
Título: A indústria têxtil e a moda brasileira : a urdidura de novos conceitos e percepções do vestir na década de 1960
Banca: Simili, Ivana Guilherme
Banca: Tanno, Janete Leiko
Banca: Nascimento, Luiz Miguel do
Palavras-chave: Cultura e sociedade;Indústria têxtil;Moda e vestuário
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: VASQUES, Ronaldo Salvador. A indústria têxtil e a moda brasileira: a urdidura de novos conceitos e percepções do vestir na década de 1960. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2011, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6158. Acesso em: 25 fev. 2021.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa investigou as interações entre a indústria têxtil e a moda brasileira na década de 1960, uma proposta que se justifica pelo fato de tal indústria ter sido introdutória da moda no país, por meio da adoção de conceitos, da criação de espaços de divulgação, da descoberta das potencialidades econômicas e da valorização de seus produtos. Para tanto, remeteu-se à discussão de temas como a história da indústria têxtil no cenário nacional e observou-se a produção do vestuário numa perspectiva cultural e identitária. Nessa linha de interpretação, procurou-se discutir as afinidades entre a moda brasileira e a européia tendo em vista a observação das tendências e hibridações detectadas nos processos de concepção de peças da alta-costura e do prêt-à-porter; as transformações culturais deflagradas entre os anos finais da década de 1950 e meados da de 1970, privilegiando as mudanças deflagradas no setor têxtil e na moda nos anos sessenta do século XX – período no qual a sociedade viu ecoar questionamentos coletivos acerca da política, das identidades e dos poderes instituídos. O levantamento de referências bibliográficas especializadas e de fontes documentais como as atas do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral (SIFTG), exemplares da Revista Têxtil e do jornal Carta Têxtil foram decisivos para a compreensão e desvendamento das relações entre o setor têxtil e o de criação da moda. O acompanhamento das ações do sindicato, coadunadas a realização de eventos como a Feira Nacional da Indústria Têxtil (FENIT), desfiles de moda, concursos de estamparia entre estilistas renomados e da "Miss Algodão" ofereceram visibilidade para a produção de tecidos brasileiros, estampas e desenhos diferenciados adotados nas novas coleções. Em essência, essa pesquisa embasou-se teoricamente nas obras de Roland Barthes e nos princípios metodológicos propostos por Peter Burke, Pierre Bourdieu, bem como na literatura especializada como Bonadio e Teixeira, entre outros. Assim posto, esse estudo finaliza-se indicando articulações entre a moda e a indústria têxtil na atualidade, apontando reflexões que poderão ser desenvolvidas em outra oportunidade. Vale salientar que sem a pretensão de exaurir o assunto, os resultados dessa dissertação comprovam as hipóteses inicialmente levantadas sobre algumas definições conceituais e a cooperação entre a moda o setor têxtil no período proposto
ABSTRACT: This study investigated the interactions between the Brazilian fashion and textile industry in the 1960s, a proposal that is justified by the fact that this industry introduced fashion in the country, through the adoption of concepts, the creation of spaces for the dissemination, the discovery of economic potentialities and value of their products. To this end, it referred to the discussion of topics as the history of the textile industry in the national scene and observed the production of clothing in a cultural and identitarian perspective. In this line of interpretation, we tried to discuss the relationship between Brazilian and European fashion bearing in mind the observation of trends and hybridizations detected in the process of designing pieces of haute couture and prêt-à-porter, cultural transformations triggered between the final years of the 1950s and mid 1970s, emphasizing the changes triggered in the textile industry and in the fashion in the sixties of the twentieth century – a period in which society noticed collective questionings about the politics, identities and powers that were established. The survey of specialized references and documentary sources as the minutes of the Union of Spinning and Weaving Industry in General (USWIG), copies of the Revista Têxtil and the newspaper carta Têxtil were crucial for understanding and revealing the relationship between the textile industry and creation of fashion. The follow-up of the Union’s actions, conformed to events such as the National Textile Industry Fair (FENIT), fashion shows, stamping contests among renowned designers and "Miss algodão" gave visibility to the Brazilian production of fabrics, prints and differentiated designs adopted in the new collections. In essence, this research is theoretically based on the works by Roland Barthes and methodological principles proposed by Peter Burke, Pierre Bourdieu, as well as in the specialized literature as Bonadio and Teixeira, among others. Thus, the study concludes indicating linkages between the fashion and the textile industry today, offering reflections that could be developed on another occasion. It is noteworthy that the results of this dissertation confirm the hypothesis initially raised about some conceptual definitions and the cooperation between fashion and the textile sector in the proposed period
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra de Cássia Araújo Pelegrini
Dissertação (mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2011
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6158
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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