Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6169
Autor(es): Valentini, Solange Diva
Orientador: Zanutto, Flávia
Título: Estratégias colaborativas para compreensão de enunciados de atividades escolares /
Banca: Mincoff, Luciane Braz Perez
Banca: Pereira, Hélcius Batista
Palavras-chave: Leitura - Estratégias;Atividades escolares;Língua portuguesa - Aprendizagem
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: VALENTINI, Solange Diva. Estratégias colaborativas para compreensão de enunciados de atividades escolares /. 2020. 113 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6169. Acesso em: 31 ago. 2021.
Abstract: RESUMO: Nossa pesquisa-ação tem o intuito de buscar estratégias de leitura que auxiliem os estudantes no desenvolvimento das habilidades de leitura de enunciados de atividades escolares, para que eles alcancem autonomia nessa tarefa, independentemente da mediação do professor, uma vez que nem sempre terão esse auxílio e que desenvolvam a segurança em responder ao que lhes é solicitado. Assim, nossa pesquisa se justifica pela perspectiva de encaminhamento de uma organização de ensino da Língua Portuguesa com ênfase no entendimento dos enunciados presentes em exercícios, por meio da implementação de ações a serem aplicadas em sala de aula, que promovam no aluno um raciocínio de análise linguística aliada a estratégias de leitura que possam levá-los a empregar na leitura de enunciados de exercícios das demais disciplinas. Nosso projeto de pesquisa foi desenvolvido no período vespertino, começando com uma turma de sexto ano em 2018 e continuando com os trinta alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual, na Região Noroeste do Estado do Paraná. Utilizamos a sala de aula como ambiente natural para a coleta de dados e o aluno foi o sujeito chave do processo de investigação. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de caráter qualitativo acompanhada da pesquisa-ação. Para tanto, buscamos embasamento em Vygotsky (1988, 2001), Luria (1986), Solé (1998) e Soares (2004) que, inicialmente, subsidiaram nossas reflexões em relação aos conceitos de leitura, de compreensão e de enunciado para que, a partir do amadurecimento teórico, desenvolvêssemos estratégias de ação visando a aquisição da autonomia dos estudantes envolvidos nesta pesquisa-ação. No entanto, a pesquisa tomou novos rumos depois da necessidade do isolamento social por causa da Covid-19 e a sondagem que, em princípio seria a comprovação real da nossa busca, passou a ser o objeto principal de análise deste trabalho.
ABSTRACT: Our research aims to find reading strategies that will help students to develop abilities to read and understand the statements of school activities, so they can be autonomous in this task and do not depend on the teacher's mediation. As this help from the teacher is not often a possibility it is necessary that students develop this understanding and confidence in responding what is asked of them. Thus, our research is justified through the perspective of an organization of Portuguese language teaching with emphasis on the comprehension of the statements in exercises and the implementation of actions to be applied in the classroom. That will promote reasoning and linguistic analysis for the student allied to reading strategies thus helping them to understand statements at any of the subjects of study. Our research project will take place in the afternoon period with thirty students of a 7th grade class from a State school in the Northwest of Paraná. We will use the classroom as a natural environment for data collection and the student will be the subject of this research. From the point of view of methodological procedures, this research has qualitative nature accompanied by action research. To do so, we are based on Vygotsky (1988, 2001), Luria (1986), Solé (1998) and Soares (2004), who support our reflections on the concepts of reading, comprehension and enunciation so from the development of the theory, we put in place strategies aiming the development of autonomy in the student participating in this research. Nevertheless, with the new rules of social distancing due to Covid, we had to review the direction of this research as the opinion survey, which in the beginning was supposed to show the results of this research now became the main object of analysis of this work.
Descrição: Orientadora: Profa. Dra. Flávia Zanutto
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6169
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Solange Diva Valentini_2020.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.