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dc.contributor.advisorZanutto, Fláviapt_BR
dc.contributor.authorValentini, Solange Divapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T18:38:26Z-
dc.date.available2021-08-31T18:38:26Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationVALENTINI, Solange Diva. Estratégias colaborativas para compreensão de enunciados de atividades escolares /. 2020. 113 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6169. Acesso em: 31 ago. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6169-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Flávia Zanuttopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Nossa pesquisa-ação tem o intuito de buscar estratégias de leitura que auxiliem os estudantes no desenvolvimento das habilidades de leitura de enunciados de atividades escolares, para que eles alcancem autonomia nessa tarefa, independentemente da mediação do professor, uma vez que nem sempre terão esse auxílio e que desenvolvam a segurança em responder ao que lhes é solicitado. Assim, nossa pesquisa se justifica pela perspectiva de encaminhamento de uma organização de ensino da Língua Portuguesa com ênfase no entendimento dos enunciados presentes em exercícios, por meio da implementação de ações a serem aplicadas em sala de aula, que promovam no aluno um raciocínio de análise linguística aliada a estratégias de leitura que possam levá-los a empregar na leitura de enunciados de exercícios das demais disciplinas. Nosso projeto de pesquisa foi desenvolvido no período vespertino, começando com uma turma de sexto ano em 2018 e continuando com os trinta alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual, na Região Noroeste do Estado do Paraná. Utilizamos a sala de aula como ambiente natural para a coleta de dados e o aluno foi o sujeito chave do processo de investigação. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de caráter qualitativo acompanhada da pesquisa-ação. Para tanto, buscamos embasamento em Vygotsky (1988, 2001), Luria (1986), Solé (1998) e Soares (2004) que, inicialmente, subsidiaram nossas reflexões em relação aos conceitos de leitura, de compreensão e de enunciado para que, a partir do amadurecimento teórico, desenvolvêssemos estratégias de ação visando a aquisição da autonomia dos estudantes envolvidos nesta pesquisa-ação. No entanto, a pesquisa tomou novos rumos depois da necessidade do isolamento social por causa da Covid-19 e a sondagem que, em princípio seria a comprovação real da nossa busca, passou a ser o objeto principal de análise deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Our research aims to find reading strategies that will help students to develop abilities to read and understand the statements of school activities, so they can be autonomous in this task and do not depend on the teacher's mediation. As this help from the teacher is not often a possibility it is necessary that students develop this understanding and confidence in responding what is asked of them. Thus, our research is justified through the perspective of an organization of Portuguese language teaching with emphasis on the comprehension of the statements in exercises and the implementation of actions to be applied in the classroom. That will promote reasoning and linguistic analysis for the student allied to reading strategies thus helping them to understand statements at any of the subjects of study. Our research project will take place in the afternoon period with thirty students of a 7th grade class from a State school in the Northwest of Paraná. We will use the classroom as a natural environment for data collection and the student will be the subject of this research. From the point of view of methodological procedures, this research has qualitative nature accompanied by action research. To do so, we are based on Vygotsky (1988, 2001), Luria (1986), Solé (1998) and Soares (2004), who support our reflections on the concepts of reading, comprehension and enunciation so from the development of the theory, we put in place strategies aiming the development of autonomy in the student participating in this research. Nevertheless, with the new rules of social distancing due to Covid, we had to review the direction of this research as the opinion survey, which in the beginning was supposed to show the results of this research now became the main object of analysis of this work.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeitura - Estratégiaspt_BR
dc.subjectAtividades escolarespt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Aprendizagempt_BR
dc.subject.ddc418.4pt_BR
dc.titleEstratégias colaborativas para compreensão de enunciados de atividades escolares /pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mincoff, Luciane Braz Perez-
dc.contributor.referee2Pereira, Hélcius Batista-
dc.publisher.departmentDepartamento de Língua Portuguesa-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical113 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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