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Autor(es): Calixto, Ana Maria
Orientador: Santos, Annie Rose dos
Título: Retextualização de causos em HQs : um instrumento de preservação do patrimônio cultural imaterial
Banca: Greco, Eliana Alves
Banca: França, Fabiane Freire
Palavras-chave: Causos populares - Retextualização - Contos;Histórias em quadrinhos;Patrimônio cultural imaterial
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CALIXTO, Ana Maria. Retextualização de causos em HQs: um instrumento de preservação do patrimônio cultural imaterial. 2020. 113 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6171. Acesso em: 31 ago. 2021.
Abstract: RESUMO: Este trabalho tem seu foco no ensino da Língua Portuguesa, priorizando os eixos Oralidade e Produção Textual, com ênfase no gênero discursivo causo. O objetivo é produzir material pedagógico digital sobre a retextualização de causos em HQs, como forma de divulgação e preservação do patrimônio cultural imaterial, na concepção interacionista da linguagem aliada ao multiletramento. O hábito de contar e ouvir histórias estimula o imaginário social, e essa prática constante tem o poder de recuperar memórias que nascem com a narração.Elencamos o gênero discursivo causo, reconhecido como patrimônio cultural imaterial, importante instrumento pedagógico, dotado de conhecimento histórico e que permite um olhar diferenciado para a realidade e o cotidiano.O gênero causo tem como função sociocomunicativa materializar a cultura popular, sendo instrumento de disseminação e preservação. A base teórica se fundamenta na concepção de linguagem interacionista de Bakhtin (2003; 1995), nos estudos de formulação textual da oralidade e da retextualização de Marcuschi (2007; 2010) e nas pesquisas relativas aos multiletramentos desenvolvidas por Rojo (2009; 2012). No caderno pedagógico digital, resultado desta pesquisa, propomos atividades que buscam oportunizar a interação e a troca de experiências entre docente e discentesna construção simultânea de conhecimentos, exercício da oralidade e prática da produção textual. O intuito é favorecer um trabalho mais próximo às diversidades cultural e linguísticaque permeiam o ambiente escolar.Essematerialconstitui uma ferramenta para a construção alternativa e colaborativa do conhecimento por participantes que atuam nessa área, easpiramos que possa contribuir com os professores interessados em trabalhar a literatura popular em sala de aula a partir da versatilidade de atividades interativas na busca de desenvolver a competência discursiva dos alunos.
ABSTRACT: This study addresses Portuguese language teaching, focusing on Orality and Textual Production, with an emphasis on causos, a Brazilian term for a discursive genre that tells true or fictional stories in a humorous way. The aim was to produce a digital pedagogical material on the retextualization of those stories through comic books, as a way of disseminating and preserving their intangible cultural heritage, based on the interactionist conception of language combined with multiliteracies. The habit of telling and listening to stories stimulates social imagination, and this constant practice has the power to revive memories that are born together with storytelling. To this end, we made use of the discursive genre aforementioned, which is recognizedas immaterial cultural heritage. It is also an important pedagogical instrument, chock-full of historical knowledge, which allows addressing reality and everyday life.The social communicative function of a causo is to materialize popular culture, the reason why it is an instrument of dissemination and preservation. The theoretical framework is composed by Bakhtin's (2003; 1995) conception of interactionist language, contributions on textual formulation of orality and retextualization by Marcuschi (2007; 2010) and findings on multiliteracies by Rojo (2009/2012).The digital pedagogical material created in this study proposes activities that seek to provide opportunities for interaction and experience exchange between teachers and students in a simultaneous process of knowledge construction, oral practice and textual production. Its aim is to promote practices that are closer to the cultural and linguistic diversity that permeates the school environment. The material produced is a tool for alternative and collaborative knowledge construction to be used in the related area, and it can provide students from public schools with diverse learning possibilities. We hope it can contribute to the work of teachers who are interested in dealing with popular literature in their classroom, based on the versatility of interactive activities that aim to develop students' discursive competence.
Descrição: Orientadora: Profa. Dra. Annie Rose dos Santos
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6171
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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