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Autor(es): Alves, Cristiane Fatima
Orientador: Pépece, Olga Maria Coutinho
Título: A refeição como ritual de consumo e os significados de receber pessoas em casa para partilhar uma refeição
Banca: Paula, Nilma Morcerf de
Banca: Vieira, Francisco Giovanni David
Palavras-chave: Jantar - Amigos e familiares - Significados do consumo;Jantar - Amigos e familiares - Rituais de consumo
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALVES, Cristiane Fatima. A refeição como ritual de consumo e os significados de receber pessoas em casa para partilhar uma refeição. 2017. 152 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6186. Acesso em: 22 fev. 2022.
Abstract: RESUMO: Partiu-se da compreensão que o consumo é essencialmente simbólico, e que o consumidor atribui aos produtos e serviços significados que vão muito além do seu valor utilitário. Esta dissertação teve como objetivo analisar os significados de receber pessoas em casa para partilhar uma refeição. Para proceder com está análise, escolheu-se o ritual do jantar com pessoas fora do núcleo familiar. O arcabouço teórico está ancorado no modelo conceitual proposto por McCracken (2003) sobre transferência de significados do mundo culturalmente constituído para os bens de consumo e deste para o consumidor individual e nos elementos estruturantes da experiência ritualística proposto por Rook (2007). A fim de atingir o propósito do estudo, uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva foi conduzida empregando dois métodos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e a foto-elicitação com 16 anfitriões, entre homens e mulheres residentes na cidade de Maringá/PR e região. Para análise dos dados utilizou análise de conteúdo, e o protocolo de imagens visuais de Maciel e Miranda (2009) para análise das 115 fotografias coletadas. Os resultados obtidos identificaram todos os elementos do consumo ritualístico do jantar (1) artefatos simbólicos: comidas especiais, bebidas, sobremesa, decoração, vestimentas, jogos, computador, televisão e instrumentos musicais; (2) roteiro: a recepção dos convidados, a célula, o preparo da refeição, o jantar, as atividades de entretenimento e o encerramento do jantar; (3) papeis dos agentes: os anfitriões e os convidados desempenharam diversos papeis que mudaram de acordo com as diferentes situações de consumo do jantar; e (4) audiência: amigos e familiares mais íntimos. O ritual do jantar como uma atividade de entretenimento foi associado a seis significados: sociabilidade, aconchego, amor devocional, economia, cultura familiar e prazer e diversão. O consumo ritualístico dos jantares foi utilizado para fortalecer os laços de amizade com os não membros da família nuclear. É evidenciado ainda que os entrevistados preferem a atmosfera doméstica por proporcionar uma experiência de consumo ritualística num ritmo mais lento para estender o jantar. Os chefs celebridades influenciaram o comportamento de consumo dos anfitriões
ABSTRACT: It started from the understanding that consumption is essentially symbolic, and that the consumer attributes meanings to products and services that go beyond their utility value. This dissertation aimed to analyze the meanings of receiving people at home to share a meal. In order to proceed with this analysis, the dinner ritual attended by people outside of the family nucleus was chosen. The theoretical framework is anchored in the conceptual model proposed by McCracken (2003) regarding the transference of meanings from the culturally constituted world to consumer goods and from these to the individual consumer and also in the structuring elements of the ritualistic experience proposed by Rook (2007). Thus, to achieve the purpose of the study, a qualitative research with a descriptive nature was conducted using two methods of data collection: semi-structured and photo-elicitation with 16 hosts, between men and women living in the city and region of Maringá / PR. For data analysis, content analysis was performed and the visual images protocol of Maciel and Miranda (2009) to analyze the 115 photographs collected. The results obtained identified all elements of the ritualistic consumption of dinner (1) symbolic artifacts: special food, drinks, dessert, decoration, clothing, games, computer, television and musical instruments; (2) script: the guest reception, the cell, the meal preparation, the dinner, the entertainment activities and the closing of the dinner; (3) roles of agents: the hosts and guests played several roles that changed according to the different situations of dinner consumption; and (4) audience: intimate friends and family. The ritual of dinner as an entertainment activity was associated with six meanings: sociability, warmth, devotional love, economy, family culture, pleasure and fun. The ritualistic consumption of dinners was used to strengthen ties of friendship with non-members of the nuclear family. It is further evidenced that respondents to prefer the home atmosphere by providing a slower-paced ritualistic eating experience to extend dinner. Celebrity chefs influenced the eating behavior of the hosts
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Olga Maria Coutinho Pépece
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6186
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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