Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6190
Autor(es): Guerreiro, Igor Gonçalves
Orientador: Souza, José Paulo de
Título: Dimensões, atributos da transação e qualidade no café: um estudo envolvendo o segmento fornecedor de embalagens
Banca: Saes, Maria Sylvia Macchione
Banca: Bánkuti, Sandra Mara Schiavi
Palavras-chave: Embalagens;Cafés convencionais;Cafés especiais
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: GUERREIRO, Igor Gonçalves. Dimensões, atributos da transação e qualidade no café: um estudo envolvendo o segmento fornecedor de embalagens. 2019. 167 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6190. Acesso em: 22 fev. 2022.
Abstract: RESUMO: O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo. Além de produzir e exportar os cafés tradicionais, produz e exporta também cafés especiais. Esses últimos são cafés que possuem maior complexidade desde o seu manejo e cultivo. Tanto o café tradicional quanto o especial possuem atributos da qualidade para adequação desse produto ao uso, no caso consumo, em que a embalagem se apresenta como integrante da transação. A embalagem e sua especificidade então influencia na relação entre o fornecedor desse ativo e o comprador. Nesse caso atua interagindo tanto na especificidade do ativo café quanto na garantia dos atributos da qualidade do café. Nesse contexto a embalagem emerge como um componente da transação visando garantir os atributos da qualidade, bem como a segurança do alimento. Dessa forma, objetivou-se com esse estudo compreender como os atributos da qualidade do café influenciam na escolha da estrutura de governança entre fornecedores de embalagem e processadores de cafés especiais e convencionais no estado do Paraná. A fim de atingir o objetivo de pesquisa, o presente estudo, de corte seccional com perspectiva longitudinal teve como sustentação teórica a abordagem dos atributos da qualidade (PALADINI, 1995; JURAN, 2009), a Economia de Custos de transação (WILLIAMSON, 1985) e a Economia de custo de Mensuração (BARZEL, 2005). A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, compreendeu o levantamento dos dados secundários e primários. A coleta de dados envolveu entrevistas, fazendo uso de roteiro semiestruturado, com fornecedores de embalagem e processadores de cafés convencionais e especiais no estado do Paraná. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, suportado pelo software Atlas.TI®. Como resultados, identificou-se que, tanto para cafés convencionais quanto para os especiais, a estrutura de governança, analisado pelo lado da ECT, é o mercado spot, mas próximo às formas híbridas Williamsoniana. As incertezas, para ambos os cafés, são as mesmas, a frequência é recorrente e a especificidade de ativo é baixa, para cafés convencionais, e de média especificidade para cafés especiais. Essa situação ratifica a relação contratual de um dos fornecedores de embalagem com seu comprador. Para esse, o contrato é a estrutura de governança vigente, pois apresenta especificidade de ativo que se eleva. Além disso, a frequência é alta e a incerteza média associada à previsão de demanda. Do lado da ECM, o mecanismo de controle identificado envolve múltiplos enforcers, pois existem promessas feitas pelo fornecedor de embalagem ao comprador e, além disso, algumas dimensões da embalagem são fáceis de mensurar pelos processadores de cafés convencionais e especiais. Nesse último caso, o contrato, no sentido Barzeniano, é o mecanismo de controle que complementa e suporta a transação. Assim, conclui-se que os atributos da qualidade apresentam particularidades, a depender do tipo de café que esteja transacionando, embalagem vai se ajustar a esses elementos da qualidade, demandando mudanças na estrutura de governança entre os fornecedores e processadores de cafés
ABSTRACT: Brazil is the largest producer and exporter of coffee in the world. In addition to producing and exporting traditional coffees, it also produces and exports specialty coffees. The latter are coffees that have greater complexity since their handling and cultivation. Both traditional and specialty coffee have quality attributes to suit this product for use, in the case of consumption, where the packaging is presented as part of the transaction. The packaging and its specificity then influence the relationship between the supplier of that asset and the buyer. In this case, it interacts both in the specificity of the coffee asset and in the assurance of the quality attributes of the coffee. In this context, packaging emerges as a component of the transaction in order to guarantee quality attributes as well as food safety. Thus, the objective of this study was to understand how the attributes of coffee quality influence the choice of governance structure between packaging suppliers and processors of special and conventional coffee in the state of Paraná. In order to reach the research objective, the present study, with a cross-sectional view with a longitudinal perspective, had as theoretical support the quality attributes approach (PALADINI, 1995; JURAN, 2009), Transaction Cost Economics (WILLIAMSON, 1985) and Theory of cost measurement (BARZEL, 2005). The research, of qualitative nature and of the descriptive type, comprised the survey of the secondary and primary data. The data collection involved interviews, using semi-structured script, with packaging suppliers and processors of conventional and special coffees in the state of Paraná. Data analysis was performed using the content analysis technique, supported by Atlas.TI® software. As a result, it was identified that, for both conventional and specialty coffees, the governance structure, analyzed by the ECT side, is the spot market, but close to the Williamsonian hybrid forms. The uncertainties for both coffees are the same, the frequency is recurrent and the active specificity is low for conventional coffees and medium specificity for specialty coffees. This situation ratifies the contractual relationship of one of the packaging suppliers with its buyer. For this, the contract is the governing structure in force, as it presents asset specificity that rises. In addition, the frequency is high and the average uncertainty associated with forecasting demand. On the ECM side, the control mechanism identified involves multiple enforcers because there are promises made by the packaging supplier to the purchaser and in addition, some dimensions of the packaging are easy to measure by conventional and specialty coffee processors. In the latter case, the contract, in the Barzel's sense, is the control mechanism that complements and supports the transaction. Thus, concluded that the attributes of quality have particularities, depending on the type of coffee that is transacting, packaging will adjust to these elements of quality, demanding changes in the governance structure between suppliers and coffee processors
Descrição: Orientador: Prof. Dr. José Paulo de Souza
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6190
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Igor Goncalves Guerreiro_2019.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.