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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6195
Autor(es): | Bonadio, Monique Moretti |
Orientador: | Neumann, Marguit |
Título: | Mensuração e demonstração da geração de valor, por meio de Key Performace Indicators : realidade na prática empresarial |
Banca: | Sanches, Simone Leticia Raimundini |
Banca: | Cintra, Yara Consuelo |
Palavras-chave: | Geração de valor (contabilidade);Relato integrado |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | BONADIO, Monique Moretti. Mensuração e demonstração da geração de valor, por meio de Key Performace Indicators: realidade na prática empresarial. 2018. 117 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6195. Acesso em: 22 fev. 2022. |
Abstract: | RESUMO: O presente estudo busca analisar como o Itaú Unibanco S.A. evidenciou os Key Performance
Indicators (KPIs) em seus Relatos Integrados (RIs), para mensurar e demonstrar sua geração
de valor. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental com a utilização da técnica de
análise de conteúdo nos RIs de 2013 a 2016 da instituição. Os resultados demostraram que,
embora haja evolução e aprimoramento na forma de relatar, apenas 4 dos 385 KPIs
divulgados foram capazes de demonstrar a geração de valor, mas não necessariamente de
mensurá-la. Essa identificação só foi possível devido a informações qualitativas terem sido
divulgadas juntamente com esses KPIs, como o impacto do Programa de Educação Financeira
(capital social e de relacionamento) no acréscimo dos produtos utilizados pelos clientes
(capital financeiro), pois isolados não possuem a mesma relevância informacional. Ressalta-se
que, tanto as informações qualitativas quanto a coerência dos KPIs (características comuns
recomendadas) contribuem para a identificação de como as mensuraões foram realizadas, ou
seja, os capitais envolvidos na geração de valor. Além disso, destaca-se o papel da etapa de
avaliação do processo de determinação da materialidade, porquê a partir dos temas que
influenciam, de forma expressiva, a geração de valor (capitais) poderiam ser estabelecidas
métricas e KPIs que os representassem. Concluiu-se que a mensuração quantitativa da
capacidade de geração de valor envolve o desenvolvimento de KPIs específicos para essa
finalidade, pois a maioria dos divulgados até o momento pela instituição não permitem a
identificação dos aumentos, diminuições e/ou inalterações dos capitais, seus fluxos e trade-
offs. Para isso deve haver orientações por parte do International Integrated Reporting Council
(IIRC) de como os KPIs podem ser elaborados, assim como a verificação de que os recursos –
não apenas financeiros – demandados nesse processo trarão retornos. Por parte das empresas,
uma avaliação da clareza desse conteúdo para os usuários, seus benefícios externos e,
principalmente, internos, pois para fins de tomada de decisão precisam ser tempestivos, e não
apenas elaborados para o reporte anual. Dentre as limitações do estudo tem-se o fato da
pesquisa ter se restringido a análise documental, por não ter conseguido acesso a instituição. ABSTRACT: The present study seeks to analyze how Itaú Unibanco S.A. evidenced Key Performance Indicators (KPIs) in its Integrated Reports (IRs), to measure and demonstrate its value generation. For that, a documentary research was conducted using the technique of content analysis in the IRs from 2013 to 2016 of the institution. The results demonstrated that, although there is evolution and improvement in reporting, only 4 of the 385 KPIs disclosed were able to demonstrate the generation of value, but not necessarily to measure it. This identification was only possible because qualitative information was disseminated together with these KPIs, such as the impact of the Financial Education Program (social and relationship capital) on the increase of the products used by the clients (financial capital), since isolated individuals do not have the same informational relevance. It should be emphasized that both the qualitative information and the coherence of the KPIs (common characteristics recommended) contribute to the identification of how the measurements were performed, that is, the capital involved in the generation of value. In addition, the role of the evaluation stage of the materiality determination process is highlighted, because from the themes that influence, in an expressive way, the generation of value (capitals) could be established metrics and KPIs that represent them. It was concluded that the quantitative measurement of the capacity to generate value involves the development of specific KPIs for this purpose, since the majority of those disclosed to date by the institution do not allow the identification of capital increases, decreases and/or unchanged, their flows and trade-offs. For this, there should be guidance from the International Integrated Reporting Council (IIRC) on how KPIs can be developed, as well as the verification that the resources – not just financial – demanded in this process will bring returns. On the part of the companies, an evaluation of the clarity of this content for the users, its external benefits and, mainly, internal, since for the purposes of decision making need to be timely, and not only elaborated for the annual report. |
Descrição: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marguit Neumann Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6195 |
Aparece nas coleções: | 2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
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