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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6197
Autor(es): | Marques, Claudiomiro José |
Orientador: | Camacho, Reinaldo Rodrigues |
Título: | Práticas de contabilidade gerencial e os princípios da relevância e da confiança : um estudo de caso em uma empresa da região central do Paraná |
Banca: | Marques, Kelly Cristina Mucio |
Banca: | Matos, Emanuel Rodrigues Junqueira de |
Palavras-chave: | Contabilidade gerencial |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MARQUES, Claudiomiro José. Práticas de contabilidade gerencial e os princípios da relevância e da confiança: um estudo de caso em uma empresa da região central do Paraná. 2018. 287 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6197. Acesso em: 22 fev. 2022. |
Abstract: | RESUMO: Um importante papel da gestão nas organizações é o de tomar decisões que possam
aumentar o poder de concorrência e de sobrevivência dos negócios. Para tanto deve
contar com uma informação da contabilidade gerencial que, por sua relevância, possa
contribuir com o processo de tomada de decisão e produzir um ambiente de confiança.
Este estudo investiga como as práticas de contabilidade gerencial geram relevância para
a informação contábil na tomada de decisão e promovem um ambiente de confiança, de
acordo com os princípios globais de contabilidade gerencial, da Relevância e da
Confiança, e as 14 atividades práticas da função de contabilidade gerencial propostas
pelo framework do CGMA (2014), em uma empresa da região central do Paraná. A
pesquisa qualitativa foi realizada pelo método de estudo de caso único onde, por meio
de entrevistas com um roteiro de 143 questões semiestruturadas, análise de documentos
e observações, chegou-se ao resultado de que as 14 práticas de contabilidade gerencial,
elencadas no framework do CGMA (2014), não estão sendo realizadas pela empresa em
sua totalidade e nem por isso a empresa deixa de ter informação relevante e de produzir
um ambiente de confiança a partir de sua contabilidade gerencial. Nesta questão foram
analisadas as 14 práticas, foram cruzadas as informações entre as mesmas, entre os
respondentes, com as análises documentais e observações e foram encontradas práticas
como gestão financeira e auditoria interna que não se enquadram como práticas que são
aplicadas pela empresa. Por outro lado, foram encontradas práticas que tem uma forte
aplicação no dia a dia da empresa como custo de transformação e gestão, controle
interno, gestão de projetos que reafirmam a relevância e a confiança da função de
contabilidade gerencial. Quanto ao nível de relevância proporcionado pela contabilidade
gerencial na tomada de decisão, de um modo geral, as análises e triangulações
realizadas mostram que a empresa tem contabilidade gerencial estruturada e
descentralizada capaz de produzir informação relevante para tomada de decisão e
promover um ambiente de confiança. Já o nível de confiança promovido pela
contabilidade gerencial na percepção do entrevistado, é elucidado pelo conjunto das
evidencias coletadas onde transparece a confiança dos colaboradores, dos clientes, dos
fornecedores e parceiros, de que a gestão da empresa pauta pela proteção dos ativos, dos
relacionamentos e do valor da empresa. As analises são limitadas as percepções dos
respondentes e há vieses interpretativos, assim não devem ser generalizadas, desta
forma sugerimos ser replicada esta pesquisa em um escopo mais abrangente, do ponto
de vista dos princípios globais de contabilidade gerencial. ABSTRACT: As an important role of management over organizations is the role of making decisions that can increase the power of the company to beat off the competition and to improve the business survival. In order to do so, it must have a management accounting information that, depending on its relevance, it can contribute to the decision-making process and promote an environment of trust. This study investigates how managerial accounting practices generate relevances for accounting information in decision making and how to promote a reliable environment, based in accordance with the global principles of managerial accounting, relevance and trust, and the 14 practical activities of the accounting function. management accounting proposed by the Global Management Accounting Principles framework (2014), in a Company in the central region of Paraná, Brazil. The qualitative research was carried out using a single case study method where, we went through interviews with a script of 143 semi- structured questions, analysis of documents and observations, the 14 management accounting practices, (Global Principles of Managerial Accounting) (2014), are not being carried out by the company in its entirety and even so the company does not have relevant information and produce a reliable environment from its managerial accounting. In this question the 14 practices were analyzed, as the information between them, the respondents, the documentary analyzes and observations that were cross- referenced, and practices such as financial management and internal audits were found that do not fit as practices that are applied by the company. On the other hand, practices were found that have a strong application in the company daky basis as cost of transformation and management, internal control, project management that confirm the relevance and the confidence of the managerial accounting function. As to the level of relevance provided by managerial accounting in decision making, as in general, the studies and three parties studieds that has been carried out, show that the company has structured and decentralized management accounting, so being capable of producing information relevant to the decision maker and by promoting an environment of trust. The level of trust promoted by managerial accounting in the intervieweer's perception is marked by the set of evidences collected where the trust of employees, customers, suppliers and partners is demonstrated, that the company's management is based on the protection of assets, relationships and the value of the company. The final responses are limited to the perceptions of the ones that answered and the interpretive biases, thus they should not be generalized, in this way we suggest to have this research being done once more, in a more comprehensive scope and environment, from the point of view of the Global Management Accounting Principles. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Rodrigues Camacho Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6197 |
Aparece nas coleções: | 2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
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