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dc.contributor.advisorMoraes, Romildo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marlon Athos Marçalpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T20:02:49Z-
dc.date.available2022-02-22T20:02:49Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marlon Athos Marçal. Pequenos e médios empresários contábeis: por que (não) resistir à mudança?. 2018. 100 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6202. Acesso em: 23 fev. 2022.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6202-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Romildo de Oliveira Moraespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O desenvolvimento tecnológico alinhado a necessidade de informações financeiras, provoca a necessidade de mudança na natureza dos serviços oferecidos por profissionais contábeis, do modelo tradicional de prestação de serviço contábil para o modelo contemporâneo de contabilidade consultiva. Assim esta pesquisa tem o objetivo de analisar porque o profissional contábil resiste em mudar do modelo tradicional de prestação de serviço contábil para o modelo contemporâneo de contabilidade consultiva, a luz da teoria da resistência à mudança de Kurt Lewin. Para atender o objetivo da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 empresários contábeis da cidade de Londrina no Estado do Paraná. Por meio das entrevistas, e posterior interpretação, em que se utilizou da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), construíram-se as conclusões que são discutidas nessa dissertação. Concluiu-se que as condições de resistência prevaleceram sobre os incentivos de mudança em relação a forma de atuação do profissional contábil, mesmo os profissionais apresentando insatisfação com o modelo tradicional de prestação de serviço contábil, o que é uma aparente contradição. Com base nas análises conduzidas, as condições de excesso de burocracia, recebimento de informações de baixa qualidade e incompletas, falta de confiança dos empresários gestores de PMEs, responsabilidade solidária, e enfoque fiscal, estão impedindo o profissional de conseguir mudar, mesmo ansiando por essa mudança. Todavia, ressalta-se que enquanto as forças de resistência apontados por este estudo não forem minimizadas, a essência não prevalecerá sobre a forma. Este estudo contribui com a perspectiva teórica, pois evidencia que o conceito da contabilidade apresentado pela teoria, que é fornecer informações úteis para decisão é diferente da prática contábil aplicada pelos profissionais contábeis às PMEs, tendo em vista as informações contábeis produzidas não são úteis suficientes para a tomada de decisãopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Technological development aligned with the need for financial information, provokes the need to change the nature of the services offered by accounting professionals, from the traditional model of providing accounting service to the contemporary model of advisory accounting. Thus, this research has the objective of analyzing why the accounting professional resists changing from the traditional model of accounting service provision to the contemporary model of advisory accounting, in light of Kurt Lewin's theory of resistance to change. To meet the research objective, we conducted semi-structured interviews with 17 accounting entrepreneurs from the city of Londrina in the State of Paraná. Through the interviews, and later interpretation, using the technique of content analysis of Bardin (2016), we constructed the conclusions that are discussed in this dissertation. It was concluded that the conditions of resistance prevailed over the incentives of change in relation to the professional of the accounting professional, even the professionals presenting dissatisfaction with the traditional model of accounting service rendering, which is an apparent contradiction. Based on the analyzes carried out, the conditions of excessive bureaucracy, incomplete and low-quality information, lack of trust of SME managers, joint responsibility, and fiscal focus, are preventing the professional from being able to change, even if they are looking forward to this change. However, it is emphasized that as long as the forces of resistance pointed out by this study are not minimized, the essence will not prevail over form. This study contributes to the theoretical perspective, since it shows that the concept of accounting presented by theory, which is to provide useful information for decision is different from the accounting practice applied by accounting professionals to SMEs, since the accounting information produced is not useful enough to decision-makingpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProfissão contábilpt_BR
dc.subjectContabilidade consultivapt_BR
dc.subjectContabilidade tradicionalpt_BR
dc.subject.ddc657.092pt_BR
dc.titlePequenos e médios empresários contábeis : por que (não) resistir à mudança?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Casa Nova, Silvia Pereira de Castro-
dc.contributor.referee2Nascimento, Maurício Reinert do-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Contábeis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical100 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Ciências Contábeis-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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