Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6216
Authors: Zanon, Bruna Eloisa Moreira
Orientador: Zanatta , Shalimar Calegari
Title: O conceito de energia elétrica : uma UEPS desenvolvida no contexto das metodologias STEAM
Banca: Melo, Maurício Antonio Custódio de
Banca: Sakai, Otávio Akira
Keywords: Educação STEAM;Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS);Energia elétrica;Mapa conceitual
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Estadual de Maringá
Citation: ZANON, Bruna Eloisa Moreira. O conceito de energia elétrica: uma UEPS desenvolvida no contexto das metodologias STEAM. 2020. xix, 175 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6216. Acesso em: 9 nov. 2021.
Abstract: RESUMO: Esta dissertação aborda o percurso metodológico, desenvolvimento, aplicação e considerações em relação aos resultados do processo ensino-aprendizagem sobre a produção da energia elétrica. Para tal, foi desenvolvida e aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, conhecida abreviadamente por UEPS, utilizando o referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS). O público alvo foram estudantes do Ensino Fundamental (90 ano) de um colégio da rede particular de ensino, localizado no município de Maringá – PR. Ressaltamos que a UEPS, aqui desenvolvida, buscou implementar os princípios norteadores da Educação STEAM (acrônico do inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Nossa proposta é composta por 5 momentos, totalizando em 17 aulas com abordagens teóricas em Física, Geografia, Artes e Geometria. No primeiro, fizemos o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema proposto por meio da elaboração de um mapa conceitual. No segundo momento, propomos uma atividade investigativa com o intuito de motivar a aprendizagem significativa por meio da curiosidade. No terceiro, apresentamos o conhecimento científico, como compartilhado pela comunidade científica. Ressalta-se que neste momento, o professor é o responsável pela seleção, transmissão e hierarquização dos temas relevantes, promovendo a reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva. No quarto momento desenvolveram-se maquetes como meio de aplicação das teorias discutidas. E, por último, no quinto momento avaliou-se a evolução da compreensão dos temas abordados, utilizando mapa conceitual e questionário. As análises mostraram que houve aprendizagem significativa de acordo com a definição da TAS de Ausubel.
ABSTRACT: This dissertation presents the methodological path, development, application and considerations about the results of the teaching-learning process on the production of electricity. For this purpose, a Potentially Meaningful Teaching Unit was developed and applied, known abbreviated as PMTU, using the theoretical framework of Ausubel's Meaningful Learning Theory (MLT). The target audience was students from Elementary School (90 years) of a private school, located in the city of Maringá - Pr. We emphasize that the PMTU, developed here, sought to implement the guiding principles of STEAM Education (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Our proposal consists of 5 moments, totaling 17 classes with theoretical approaches in Physics, Geography, Arts and Geometry. In the first, we surveyed the student's previous knowledge about the proposed theme by constructing a conceptual map. In the second moment, we propose an investigative activity in order to motivate meaningful learning through curiosity. In the third, we present scientific knowledge, as shared by the scientific community. It is noteworthy that at this moment, the teacher is responsible for the selection, transmission and hierarchy of the relevant themes, promoting integrative reconciliation and progressive differentiation. In the fourth moment, models were developed as a means of applying the theories discussed. Finally, in the fifth moment evaluated the evolution of the understanding of the topics addressed, using a conceptual map and questionnaire. The analyses showed that there was significant learning according to the definition of Ausubel's theory (MLT).
Description: Orientadora: Profª. Drª. Shalimar Calegari Zanatta.
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6216
Appears in Collections:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bruna Eloiza Moreira Zanon_2020.pdf4,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.