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dc.contributor.advisorZanatta , Shalimar Calegaript_BR
dc.contributor.authorZanon, Bruna Eloisa Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T13:47:46Z-
dc.date.available2021-11-09T13:47:46Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationZANON, Bruna Eloisa Moreira. O conceito de energia elétrica: uma UEPS desenvolvida no contexto das metodologias STEAM. 2020. xix, 175 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6216. Acesso em: 9 nov. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6216-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Shalimar Calegari Zanatta.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação aborda o percurso metodológico, desenvolvimento, aplicação e considerações em relação aos resultados do processo ensino-aprendizagem sobre a produção da energia elétrica. Para tal, foi desenvolvida e aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, conhecida abreviadamente por UEPS, utilizando o referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS). O público alvo foram estudantes do Ensino Fundamental (90 ano) de um colégio da rede particular de ensino, localizado no município de Maringá – PR. Ressaltamos que a UEPS, aqui desenvolvida, buscou implementar os princípios norteadores da Educação STEAM (acrônico do inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Nossa proposta é composta por 5 momentos, totalizando em 17 aulas com abordagens teóricas em Física, Geografia, Artes e Geometria. No primeiro, fizemos o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema proposto por meio da elaboração de um mapa conceitual. No segundo momento, propomos uma atividade investigativa com o intuito de motivar a aprendizagem significativa por meio da curiosidade. No terceiro, apresentamos o conhecimento científico, como compartilhado pela comunidade científica. Ressalta-se que neste momento, o professor é o responsável pela seleção, transmissão e hierarquização dos temas relevantes, promovendo a reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva. No quarto momento desenvolveram-se maquetes como meio de aplicação das teorias discutidas. E, por último, no quinto momento avaliou-se a evolução da compreensão dos temas abordados, utilizando mapa conceitual e questionário. As análises mostraram que houve aprendizagem significativa de acordo com a definição da TAS de Ausubel.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation presents the methodological path, development, application and considerations about the results of the teaching-learning process on the production of electricity. For this purpose, a Potentially Meaningful Teaching Unit was developed and applied, known abbreviated as PMTU, using the theoretical framework of Ausubel's Meaningful Learning Theory (MLT). The target audience was students from Elementary School (90 years) of a private school, located in the city of Maringá - Pr. We emphasize that the PMTU, developed here, sought to implement the guiding principles of STEAM Education (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Our proposal consists of 5 moments, totaling 17 classes with theoretical approaches in Physics, Geography, Arts and Geometry. In the first, we surveyed the student's previous knowledge about the proposed theme by constructing a conceptual map. In the second moment, we propose an investigative activity in order to motivate meaningful learning through curiosity. In the third, we present scientific knowledge, as shared by the scientific community. It is noteworthy that at this moment, the teacher is responsible for the selection, transmission and hierarchy of the relevant themes, promoting integrative reconciliation and progressive differentiation. In the fourth moment, models were developed as a means of applying the theories discussed. Finally, in the fifth moment evaluated the evolution of the understanding of the topics addressed, using a conceptual map and questionnaire. The analyses showed that there was significant learning according to the definition of Ausubel's theory (MLT).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação STEAMpt_BR
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)pt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleO conceito de energia elétrica : uma UEPS desenvolvida no contexto das metodologias STEAMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Maurício Antonio Custódio de-
dc.contributor.referee2Sakai, Otávio Akira-
dc.publisher.departmentDepartamento de Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physicalxix, 175 f. : il., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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