Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6217
Autor(es): Oliveira, Cleuza Pereira de
Orientador: Oliveira, Breno Ferraz de
Título: A receita oftalmológica e as lentes necessárias para a correção das deficiências visuais como uma ferramenta de ensino
Banca: Melo, Maurício Antonio Custódio de
Banca: Santos, Oscar Rodrigues dos
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Aprendizagem significativa - Física
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Cleuza Pereira de. A receita oftalmológica e as lentes necessárias para a correção das deficiências visuais como uma ferramenta de ensino. 2020. x, 99 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6217. Acesso em: 9 nov. 2021.
Abstract: RESUMO: Apresenta-se uma sequência didática desenvolvida, com a pretensão de fornecer aos alunos fundamentação sobre os conceitos relacionados às lentes delgadas e suas aplicações na correção de deficiências visuais. Usando uma abordagem explícita de alguns conceitos da teoria cognitivista de David Ausubel, para promover uma aprendizagem significativa, na qual a compreensão do processo de ensino se faz necessária para o aluno. Esta sequência didática é parte do produto educacional que integra a dissertação de Mestrado do programa MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Como resultado o objetivo principal foi atingido, pois ao término após a aplicação do produto, os alunos foram capazes de ler uma receita oftalmológica. Este produto pode ser utilizado em aulas de Física (lentes) ou de Biologia (olho humano).
ABSTRACT: A developed didactic sequence is presented, with the intention of providing students with the foundation on the concepts related to thin lenses and their applications in the correction of visual impairments. Using an explicit approach to some concepts from David Ausubel's cognitive theory, to promote adequate learning, as a comprehension of the teaching process is necessary for the student. This didactic sequence is part of the educational product that integrates the Master's thesis of the MNPEF program (National Professional Master's in Physics Teaching). As a result, the main objective was achieved, since at the end after the application of the product, the students were able to read an ophthalmological prescription. This product can be used in Physics (lenses) or Biology (human eye) classes.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira.
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6217
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cleuza Pereira de Oliveira_2020.pdf4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.