Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMori, Nerli Nonato Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorIacono, Jane Peruzopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-21T17:37:11Z-
dc.date.available2021-12-21T17:37:11Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationIACONO, Jane Peruzo. Deficiência mental e terminalidade específica: novas possibilidades de inclusão ou exclusão velada?. 2004. 247 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2004, Cascavel [ i.e. Maringá]. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6239. Acesso em: 21 dez. 2021.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6239-
dc.descriptionOrientador : Prof.ª Dr.ª Nerli Nonato Ribeiro Moript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2004pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar inicialmente o surgimento do discurso da inclusão nesta sociedade capitalista, que de tempos em tempos se reorganiza com vistas à sua manutenção, num processo histórico em que o homem, de diferentes formas é explorado, expropriado e excluído. Mostra, portanto, que o discurso da inclusão vem de forma ideológica, contrapor-se às situações de exclusão, sustentando-se em palavras como direitos, igualdade, diferenças, diversidade e eqüidade. Nesse contexto, vai sendo construído então, um novo mito chamado educação inclusiva, idealista como todos os mitos e necessário para legitimar o intenso processo de exclusão. Num segundo momento, a pesquisa procura desvelar o significado da terminalidade específica, no sentido de se questionar se a sua concessão a alunos com deficiência mental significa sua autonomia, na medida em que receberiam a certificação do ensino fundamental ou seria uma forma oficial de desocuparem as vagas das escolas, onde permaneceriam ad eternum se não recebessem a terminalidade. O estudo trabalha com cinco alunos jovens e adultos, da região oeste do Paraná e, ao demonstrar questões relevantes de suas histórias de vida e de escolaridade como pessoas com deficiência mental, evidencia aspectos da própria história da educação e da educação especial que vêm sendo efetivadas no contexto desta sociedade, em que os princípios liberais subjazem aos discursos e ações da escola. O estudo sugere finalmente, que a terminalidade específica não deveria ser concedida ainda a nenhum dos alunos da pesquisa, até que se tenha clareza de seu real significado e intencionalidade, das reais condições dos alunos para recebê-la e as bases materiais necessárias para seus encaminhamentos posteriores, quer para a Educação de Jovens e Adultos, quer para a Educação Profissionalpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research have the objective of showing, inicially, the arising of the speech of inclusion in this capitalist society, that from time to time it is reorganized looking to its maintenance, in a historic process where the man, in different ways is explored, expropriated and excluded. Show therefore, that the speech of inclusion comes, ideologically, to oppose the exclusion situation, supporting itself in words like rights, iguality, diferences, diversity and equity. In this context, it is being build than a new myth called inclusive education, idealistic like others myths and necessary to legitimize the intense process of exclusion. In a second moment, the research tries to reveal the meaning of the especific terminality, in the sense of ask itself if its concession to students with mental defficience means autonomy, in the way that they will receive the certification of the fundamental learning or another oficial form of unblock the places of the schools, where they will be ad eternum if they don’t receive the terminality. This research works with five students young and adults, of the west region of Paraná, and, when we show relevant questions of their life histories and school histories like people with mental defficience, for showing aspects of the history of education and especial education that were accomplished the context of this society, where liberal principles are beyond to the others speechs and actions at school. The research suggest finally, that the especific terminalidade wouldn’t be granted yet to anyone of that students of this research untill we have clearly of the real meaning and scienter, of the real condictions of the students to receive it na their material bases necessaries to their posterior location to young and adult education or to the profissional educationpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação - Deficiente mental - Inclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência mental - Inclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência mental - Terminalidade específicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subject.ddc371.92pt_BR
dc.titleDeficiência mental e terminalidade específica : novas possibilidades de inclusão ou exclusão velada?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vitaliano, Célia Regina-
dc.contributor.referee2Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical247 f. : il. [algumas color].-
dc.subject.cnpq2Educação-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jane Peruzo Iacono_2004.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.