Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Claudivan Sanchespt_BR
dc.contributor.authorSurmacz, Elaine Cristina Soarespt_BR
dc.date.accessioned2022-01-10T16:28:23Z-
dc.date.available2022-01-10T16:28:23Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSURMACZ, Elaine Cristina Soares. Profissionalidade do professor de geografia na educação do campo em Irati, PR: o saber pedagógico geográfico do campo. 2021. 255 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6245-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente tese analisa o processo de construção e desenvolvimento da profissionalidade do professor de Geografia que atua em Escolas Públicas de Educação Básica do Campo, localizadas na área rural e urbana do município de Irati, no Paraná, em vista de ser, a Educação do Campo, uma prática comprometida com uma formação humana e integral. No percurso investigativo, discutimos os processos de formação do professor de Geografia para atuação na modalidade de ensino Educação do Campo, bem como os espaços de contrução e apropriação dos saberes necessários a um ensino concientizador no campo. No bojo das pequisas que tem como escopo a profissionalidade docente, objetivamos contribuir, de maneira geral e, de forma específica, com os processos de formação do professor de Geografia para atuação em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de abordagem qualitativa, com opção pelo estudo de caso e a coleta de dados aconteceu a partir de levantamento bibliográfico, análise documental, entrevista semi-estruturada e observação da prática em sala de aula de três Escolas do Campo. Orientados pela metodologia de análise de conteúdo, organizamos um conjunto de categorias para explicitar, de acordo com os objetivos propostos, os resultados alcançados. Partimos da tese de que o professor de Geografia que atua em Educação do Campo necessita de um conjunto de saberes que na prática de sala de aula, permita-lhe intermediar um diálogo entre os conteúdos geográficos, conhecimentos pedagógicos-didáticos e os pressupostos e objetivos da Educação do Campo. Dada a especificidade do contexto camponês, a construção da profissionalidade docente está diretamente ligada ao comprometimento ético do professor com o contexto e ao (re)conhecimento do campo como espaço de vida e cultura e que possui especificidade. Atuando neste espaço, o professor se apropria, (re)conhece o modo de vida camponês e os saberes nele contido. Os saberes do contexto, e os saberes experiênciais, articulados a outros saberes docentes oferecem ao professor condições de desenvolver em sala de aula uma prática pedagógica geográfica contextualizada. Os saberes do contexto estão relacionados ao modo de vida camponês, ao seu trabalho familiar, a sua forma de lazer e a sua territorialidade. Esses saberes quando mobilizados de forma articulada a outros saberes docentes, potencializam os conteúdos geográficos no sentido de torná-los significativos aos alunos, pois estão em comunhão com os propósitos e objetivos da Educação do Campo. Dessa forma, promove-se um ensino de Geografia que valoriza o campo, porque é contextualizado, concientizador. Sobre os espaços de aquisição e construção da profissionalidade do professor de Geografia que atua em Educação do Campo destacamos: (re)conhecimento da história de luta dos povos do campo; a origem camponesa dos professores; a relação entre pares na Escola do Campo; a formação inicial e continuada, os documentos oficiais e as literaturas da Educação do Campo; a sala de aula e o encontro com os alunos; as condições adversas de trabalho; comprometimento com a comunidade. Sobre os saberes necessários à prática pedagógica no campo destacamos: os saberes da formação profissional, os disciplinares geográficos, os curriculares, os da experiência. Todos conectados aos saberes do contexto geram um outro tipo de saber que denominamos de saber pedagógico geográfico do campo. De posse desse saber, o professor de Geografia que atua no campo, adquire uma caracterítica própria, um jeito de ensinar em Escola do Campopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This thesis analyzes the construction and development process of the professionality of the Geography teacher who works in Public Schools of Basic Education in the countryside, located in the rural and urban area of the city of Irati, Paraná, in view of being the Rural Education, a practice committed to a humane and integral formation. In the investigative path, we discussed the training processes of the Geography teacher to work in the Rural Education teaching modality, as well as the spaces for construction and appropriation of knowledge necessary for an awareness-raising teaching in the field. In the midst of researches that has as its scope the teaching professionality, we aim to contribute, in general and specifically, to the training processes of the Geography teacher to work in Rural Education. Therefore, the research was carried out using a qualitative approach, with the option for a case study and the data collection took place from a bibliographic survey, document analysis, semi-structured interview and the practice observation in the classroom of three Schools in the Field. Guided by the contente analysis methodology, we organized a set of categories to explain, according to the proposed objectives, the results achieved. We started from the thesis that the Geography teacher who works in Rural Education needs a set of knowledge that, in classroom practice, allows him to mediate a dialogue between geographic contents, pedagogical-didactic knowledge and the assumptions and objectives of Countryside Education. Given the specificity of the peasant context, the construction of professional teaching is directly linked to the teacher's ethical commitment to the context and to the (re)cognition of the field as a space of life and culture, which has specificity. Acting in this space, the teacher appropriates, (re)knows the peasant way of life and the knowledge contained in it. The knowledge of the context, and the knowledge of experience, connected to other teaching knowledge, offer the teacher conditions to develop a contextualized geographic pedagogical practice in the classroom. The knowledge of the contexto is related to the peasant way of life, their family work, their leisure and their territoriality. This knowledge, when mobilized in an articulated way with other teaching knowledge, enhances the geographical contents in order to make them meaningful to students, as they are in union with the purposes and objectives of Rural Education. In this way, a teaching of Geography is promoted that values the field, because it is contextualized, raising awareness. About the áreas of acquisition and construction of the professionality of the Geography teacher who works in Rural Education, we highlight: (re)cognition of the history of rural people struggle; the peasant origin of the teachers; the relationship between pairs at Escola do Campo (Field School); initial and continuing education, official documents and field education literature; the classroom and the meeting with the students; adverse working conditions; commitment to the community. About the necessary knowledge for the pedagogical practice in the field, we highlight: the knowledge of professional training, the geographical disciplinary, the curricular, and the experience. All connected to the knowledge of the context create another type of knowledge that we call the geographical pedagogical knowledge of the field. With this knowledge, the Geography teacher who works in the field acquires its own characteristic, a way of teaching at Escola do Campo (Field School)pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino do campopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.ddc910.13pt_BR
dc.titleProfissionalidade do professor de geografia na educação do campo em Irati, PR : o saber pedagógico geográfico do campopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos-
dc.contributor.referee2Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.referee3Salvi, Rosana Figueiredo-
dc.contributor.referee4Azambuja, Leonardo Dirceu de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical255 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Geografia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elaine Cristina Soares Surmacz_2021.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.