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Autor(es): Silva, Gabriel Henrique Sorato da
Orientador: Lima, Valéria
Título: Desigualdades socioespaciais e empreendedorismo urbano : a produção da imagem urbana no aglomerado urbano de Maringá (PR)
Banca: Töws, Ricardo Luiz
Banca: Martinuci, Oseias da Silva
Palavras-chave: Cidade jardim;Marketing urbano;Imagem da cidade
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Gabriel Henrique Sorato da. Desigualdades socioespaciais e empreendedorismo urbano: a produção da imagem urbana no aglomerado urbano de Maringá (PR). 2021. 199 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O espaço urbano, tanto em relação à sua formação quanto ao seu desenvolvimento, está vinculado aos diferentes interesses e objetivos dos agentes sociais, o que influencia na sua forma e nas suas características, tanto de maneira positiva, como, por exemplo, ao oferecer infraestrutura adequada para a qualidade de vida da população, quanto de maneira negativa, a partir dos processos que resultam em desigualdades socioespaciais. No caso da área estudada, foi possível identificar as influências do empreendedorismo urbano em Maringá e a sua interferência nas cidades limítrofes. Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar a dinâmica urbana do aglomerado urbano de Maringá por meio da correlação entre os aspectos socioambientais e as desigualdades socioespaciais, com influência do empreendedorismo urbano e do city marketing na construção da imagem da cidade, a partir da qualidade socioambiental, da ação do mercado imobiliário nas cidades e da análise da imagem urbana produzida. Como resultado, a cidade de Maringá possui uma dinâmica segregadora que ocorre devido aos interesses das parcerias público-privadas em produzir uma área central atrativa para investimentos, disponibilizando boa qualidade socioambiental e imóveis de alto padrão, que, por consequência, aumentam o valor da terra e do custo de vida, pressionando a população de menor renda a se deslocar para os bairros periféricos e as cidades limítrofes, resultando em uma imagem urbana que se utiliza do slogan "cidade verde" para esconder as desigualdades socioespaciais
ABSTRACT: Urban space, both in relation to its appearance and development, is linked to different interests and objectives, which ends up influencing its shape and characteristics, both in a positive way, as well as offering good infrastructure and conditions for a population, as well as in a negative way, based on the processes of inequality and socio-spatial segregation generated. In the case of the studied area, Maringá, Sarandi and Paiçandu, when analyzing their urban space, influences of urban entrepreneurship can be identified, especially in Maringá, however, their urban dynamics constantly interfere in their bordering cities. In this research, the objective is to analyze an urban dynamic and the image of the city of Maringá, as well as Sarandi and Paiçandu in their surroundings, from the idea of the entrepreneurial city ideals, in order to identify as socio-spatial inequalities generated or amplified by this process, based on socio-environmental quality and the action of the real estate market in cities and the analysis of the open urban image through a field study. As a result, a city in Maringá has a dynamic segregator that occurs due to the interests of public-private partnerships in producing a central area for investments, providing good socio-environmental quality and high-end properties, which end up increasing the value of the land and of the cost of living, expelling the low-income population to peripheral neighborhoods and neighboring cities, the latter being of a lower socio-environmental quality, losing in an urban image that portrays as socio-spatial inequalities
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Valéria Lima
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6250
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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