Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRitter, Lilian Cristina Buzatopt_BR
dc.contributor.authorOlivarte, Cassia Mirelli Mussolimpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-11T16:53:28Z-
dc.date.available2022-01-11T16:53:28Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationOLIVARTE, Cassia Mirelli Mussolim. Fake news: leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. ano. 2021. 134 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255. Acesso em: 11 jan. 2022.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6255-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato Ritterpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa consiste na elaboração de um Protótipo Didático (PD) de Leitura Dialógica (LD) com vistas à produção da réplica crítica para estudantes do 7º ano do EFII. A LD fundamenta-se nos pressupostos da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 1926; BAKHTIN, 2003 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018), em revisão de estudiosos contemporâneos no processo ensino-aprendizagem (RODRIGUES, 2001; ACOSTA PEREIRA, 2014; ROJO, 2004; MENEGASSI, 2010; BELOTI et al. 2020) que concebem a linguagem como ato histórico produzido no fluxo discursivo das relações sociais em interação. Nessa concepção, os textos-enunciados são analisados por duas perspectivas: a Dimensão Social (DS) e a Dimensão Verbo-visual (DVV). Dessas relações sociodiscursivas creditam-se valores sociais e individuais que almejam a responsividade dos interlocutores, cujo plano de leitura dialógica é investigar todos os elos possíveis de valoração e responder a eles com palavras e apreciações próprias - a leitura réplica. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008; SCHWANDT, 2006), de caráter propositivo, e natureza aplicada, e tem como objetivo geral propor um PD de leitura dialógica que possa contribuir com o desenvolvimento da leitura réplica/crítica de alunos de 7º ano. Em busca do alvo central, assentamos objetivos específicos: (a) Compreender como os aspectos sociais e ideológicos das dimensões social e verbo-visual dos enunciados podem ser contemplados no interior do PD proposto para o trabalho pedagógico da leitura dialógica em um possível processo de aprendizagem de alunos de 7º ano; (b). Caracterizar um PD de leitura dialógica, destinado a alunos dos 7º anos, visando o desenvolvimento da leitura crítica. De posse da orientação teórica produzimos o PD à luz da DS e da DVV dos enunciados no gênero fakenews, proeminente no momento pandêmico do Covid-19, resultante em um produto educacional, em formato de e-book, a ser disponibilizado na plataforma educapes.capes.gov.br, como material de apoio a professores de Língua Portuguesa. Com a análise do PD obtivemos os resultados seguintes: ficou latente pela pesquisa interpretativista que a prática de leitura proposta observando a DS e a DVV dos enunciados contribui com a réplica crítica porque embasa a refração de sentidos por parte do aluno-leitor e contribui com o seu letramento midiático. Contudo, faz se necessário domínio teórico e metodológico por parte do professor mediador para provocar a visualização dos elos dialógicos discursivos, caso contrário, corre-se o risco de respostas literais ao texto.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research consists of the elaboration of a Didactic Prototype (DP) of Dialogic Reading (DR) aiming at the production of critical retort for students on the 7th grade of middle school. The DR is based on the assumptions of the dialogic conception of language (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 1926; BAKHTIN, 2003 [1979]; VOLÓCHINOV, 2018), in a review of contemporary scholars on the teaching-learning process (RODRIGUES, 2001; ACOSTA PEREIRA, 2014; ROJO, 2004; MENEGASSI, 2010; BELOTI et al. 2020) who conceive of language as a historical act produced in the discursive flow of interacting social relations. In this conception, the text-utterances are analyzed by two perspectives: Social Dimension (SD) and the Verbal-Visual Dimension (VVD). These socio-discursive relations accredit social and individual values which long for responsivity and whose plan of dialogical reading is to investigate all possible links of valuation and answer to them with words and proper estimation - retort reading. The research is qualitative-interpretative (BORTONI-RICARDO, 2008; SCHWANDT, 2006), of a propositional character, and applied in nature, and its general objective is to propose a dialogical reading DP that can contribute to the development of retort/critical reading in 7th grade students. In search of our central target, we listed specific objectives: (a) To understand how the social and ideological aspects of the social and verbal-visual dimensions of utterances can be contemplated within the proposed DP for pedagogical work in dialogical reading in a possible learning process for 7th grade pupils; (b). To characterize a dialogical reading DP, aimed at 7th grade students, aiming at the development of critical reading. With this theoretical orientation we produced the DP in light of the SD and the DVV of utterances in the fake news genre, prominent at the pandemic times of Covid-19, resulting in an educational product in the form of an e-book, to be made available in the educapes.capes.gov.br platform, as supporting material for Portuguese Language teachers. With the analysis of the DP we obtained the following results: it became evident in the Interpretivist research that the proposed reading practice observing the SD and VVD of the utterances contributes to the critical retort, because it is supports the refraction of meanings by the student-reader and contributes to their mediatic literacy. However, theoretical and methodological mastery by the mediator-teacher is necessary to provoke the visualization of discursive dialogical links. Otherwise, there is a risk of literal responses to the text.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectLeitura réplicapt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subject.ddc418.4pt_BR
dc.titleFake news : leitura em perspectiva dialógica com o gênero (des) notícia para o 7º. anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hila, Cláudia Valéria Doná-
dc.contributor.referee2Fuza, Ângela Francine-
dc.publisher.departmentDepartamento de Língua Portuguesa-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical134 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cassia Mirelli Mussolim Olivarte_2021.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.