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dc.contributor.advisorRitter, Lilian Cristina Buzatopt_BR
dc.contributor.authorAmadeu, Taíse Fabillapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T15:29:11Z-
dc.date.available2022-01-12T15:29:11Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationAMADEU, Taíse Fabilla. A leitura dialógica de crônicas: os temas empatia e colaboração em um planejamento para o 6º ano do ensino fundamental. 2021. 208 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6256. Acesso em: 12 jan. 2022.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6256-
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato Ritterpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, de caráter propositivo, inserida no âmbito da Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e interpretativista, tem como objeto a leitura de enunciados do gênero crônica, na perspectiva dialógica da linguagem, a partir do tema gerador transversal empatia e colaboração, para o sexto ano do ensino fundamental. Considera o discurso como prática social e adota a concepção de linguagem como interação. O objetivo principal é compreender o processo de elaboração de um Planejamento Temático de Leitura Dialógica - PTLD - sobre empatia e colaboração no desenvolvimento de leitura de crônicas para alunos do 6º ano do ensino fundamental, à luz da perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003; BRAIT, 2016; VOLOCHÍNOV, 2017). Especificamente, em relação ao gênero crônica, ancoramo-nos nos estudos realizados por Coutinho (1986), Ritter (2012) e Costa-Hübes (2014). Para alcançarmos o objetivo geral, primeiramente, caracterizamos o PTLD e, após, analisamos suas atividades, atendendo aos objetivos específicos de nosso trabalho que são: (a) caracterizar o processo de elaboração de um PTLD de crônicas com o tema gerador transversal empatia e colaboração, à luz da perspectiva dialógica da linguagem e (b) caracterizar as atividades do PTLD que contribuem com o desenvolvimento da leitura de crônicas, para o 6º ano, à luz da perspectiva dialógica da linguagem. Assim, no geral, o processo de elaboração didática do PTLD pôde ser caracterizado pela busca à indissociabilidade das duas dimensões de um enunciado concreto: a dimensão social e a verbo-visual (RODRIGUES, 2001; ACOSTA PEREIRA, 2014; ACOSTA PEREIRA E RODRIGUES, 2016) e suas redes dialógicas com seus diferentes acentos valorativos, de acordo com os princípios dialógicos gerais e específicos de leitura (MENEGASSI, 2020), o que possibilita ao aluno-leitor a produção de contrapalavras em relação a certos valores, pontos de vista, posicionamentos ideológicos, apresentando concordâncias ou discordâncias em um embate com diferentes valorações acerca do mesmo objeto. As atividades de leitura do PTLD, ao serem balizadas pela indissociabilidade das dimensões social e verbal dos enunciados, abordaram, em primeiro plano, o funcionamento sociodiscursivo do gênero crônica, suas condições de produção, o papel social do autor, o papel social do leitor-interlocutor e suas relações dialógicas; e, à luz dessas características, contemplaram aspectos relacionados à estrutura composicional, ao estilo, ao conteúdo temático e suas relações dialógicas. Portanto, o produto educacional proposto pode proporcionar, por meio das atividades de leitura produzidas, a ressignificação de acentos valorativos do signo ideológico empatia na vida dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractRESUMÉ: Cette recherche, de caractère propositionnel insérée dans le champ de la Linguistique Appliquée, de nature qualitative et interprétativiste, a pour objet la lecture d’énoncés du genre chronique, dans la perspective dialogique du langage, à partir du thème générateur transversal empathie et collaboration, pour la 6ème année du collège. Considère le discours comme une pratique sociale et adopte la conception du langage comme interaction. L'objectif principal est de comprendre le processus d'élaboration d'une Planification Thématique de Lecture Dialogique - PTLD - sur l'empathie et la collaboration dans le développement de lecture de chroniques pour les élèves de 6ème année du collège, à la lumière de la perspective dialogique du langage (BAKHTIN, 2003; BRAIT, 2016; VOLOCHÍNOV, 2017). Plus précisément, en ce qui concerne le genre de la chronique, nous nous ancrons dans les études menées par Coutinho (1986), Ritter (2012) et Costa-Hübes (2014). Pour atteindre l'objectif général, d'abord, caractérisons le PTLD et, aprés, analysons vos activités, en répondant aux objectifs spécifiques de notre travail qui sont : (a) caractériser le processus d'élaboration d'une PTLD de chroniques avec le thème générateur transversal empathie et collaboration, à la lumière de la perspective dialogique du langage et (b) caractériser les activités de la PTLD qui contribuent au développement de lecture de chroniques, pour la 6ème année, à la lumière de la perspective dialogique du langage. Ainsi, en général, le processus d'élaboration didactique de la PTLD pourrait être caractérisé par la recherche de l'inséparabilité des deux dimensions d'un énoncé concret : la dimension sociale et la dimension verbale-visuelle (RODRIGUES, 2001; ACOSTA PEREIRA, 2014; ACOSTA PEREIRA E RODRIGUES, 2016) et leurs réseaux dialogiques avec leurs différents accents évaluatifs, selon les principes dialogiques généraux et spécifiques de la lecture (MENEGASSI, 2020), ce qui permet à l'élève-lecteur la production de contre-mots par rapport à certaines valeurs, points de vue, positions idéologiques, présentant l'accord ou le désaccord dans un affrontement avec différentes valorisations sur le même objet. Les activités de lecture de la PTLD, pour être guidées par l'inséparabilité des dimensions sociales et verbales des énoncés, ont abordé en premier lieu, le fonctionnement socio-discursif du genre chronique, ses conditions de production, le rôle social de l'auteur, le rôle social du lecteur-interlocuteur et leurs relations dialogiques ; et, à la lumière de ces caractéristiques, ont envisagé les aspects liés à la structure compositionnelle, au style, au contenu thématique et à leurs relations dialogiques. Donc, le produit éducatif proposé peut permettre, à travers les activités de lecture produites, la resignification des accents de valeur du signe idéologique empathie dans la vie des personnes impliquées dans le processus d’enseignement et d’apprentissage.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCrônica - Planejamento Temático de Leitura Dialógicapt_BR
dc.subjectEmpatia e colaboração - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.ddc410.7pt_BR
dc.titleA leitura dialógica de crônicas : os temas empatia e colaboração em um planejamento para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Menegassi, Renilson José-
dc.contributor.referee2Santos, Annie Rose dos-
dc.publisher.departmentDepartamento de Língua Portuguesa-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical208 f. : il. color., figs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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