Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6258
Autor(es): Pereira, Valéria Rodrigues
Orientador: Lopes, Claudivan Sanches
Título: O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade : um estudo da formação e prática do professor de Geografia
Banca: Endlich, Angela Maria
Banca: Azambuja, Leonardo Dirceu de
Banca: Pimentel, Carla Silva
Banca: Sacramento, Ana Claudia Ramos
Palavras-chave: Professores de geografia;Ensino de geografia;Geografia - Campo e cidade;Geografia - Conhecimento pedagógico
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PEREIRA, Valéria Rodrigues. O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) campo e cidade: um estudo da formação e prática do professor de Geografia. 2020. 260 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: A presente tese analisa o conjunto de conhecimentos construídos e mobilizados por professores de Geografia no ensino de conteúdos relacionados ao campo e à cidade. Considerando a ligação do contexto geográfico da pesquisa e o valor do ensino dessa temática na contemporaneidade, o estudo foi realizado com quatro professores egressos do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, e em exercício em escolas públicas de municípios próximos, Castilho e Pereira Barreto, ambos no estado de São Paulo e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A pesquisa desenvolveu-se por meio de abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e documental, entrevistas e observação em sala de aula, objetivando compreender o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC). Esse conhecimento, a partir dos estudos de Shulman (2014), consiste na maneira especial em que os professores, segundo as características epistemológicas de seu campo de conhecimento, transformam o conteúdo para ensinar, abrangendo, além do conhecimento do assunto da matéria em si, a dimensão de conhecimento da matéria para ensinar, ou seja, da parte específica de conhecimento de conteúdo que incorpora os aspectos mais pertinentes e necessários para desenvolver o ensino, utilizando, por exemplo, as melhores formas de representação de ideias desse conteúdo. Dentre os temas geográficos, a escolha pelo par campo e cidade ocorreu porque, ainda hoje, há entendimentos em perspectiva de oposição e distanciamento. Evidentemente, campo e cidade são diferentes, porém há características que se manifestam em ambos, bem como relações que os interligam. Por essa razão, dado o contexto atual, marcado pelo domínio da economia capitalista e o desenvolvimento do meio-técnico-científico-informacional, a compreensão de campo e cidade inclui rural e urbano, tornando essa temática interessante, tanto para o ensino escolar, quanto para a pesquisa. Desse modo, com base no referencial teórico e na análise de conteúdo no exame dos materiais da investigação, uma forma de entender o CPC campo e cidade foi reconhecer o repertório de conhecimentos dos sujeitos da pesquisa, refletir sobre o papel desse conjunto para o ensino, bem como sua relação com o desenvolvimento da profissionalidade docente. Os resultados alcançados apresentam categorias e fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, isto é, a Base de Conhecimento que possibilita a compreensão dos conteúdos e a orientação de escolhas didáticas. O CPC campo e cidade também envolve um processo de Raciocínio e Ação Pedagógica (RAP) e ainda vários enfoques por meio de subcategorias de conhecimento: conhecimento das concepções de campo, cidade, rural e urbano; conhecimento dos contextos de atividades produtivas, de trabalho, de consumo e de contradições; conhecimento da organização socioespacial e de localização; conhecimento da relação campo e cidade e; conhecimento de múltiplas interações de ensino campo e cidade, que juntos expressam os principais tópicos do tema com a finalidade de propiciar aos estudantes a compreensão do referido conteúdo geográfico
Abstract: This thesis analyzes the set of knowledge constructed and mobilized by Geography teachers in the teaching of contents related to the field and the city. Considering the connection between the geographic context of the research and the value of teaching this theme in contemporary times, the study was carried out with four teachers who graduated from the Geography course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas Campus, and who are working in public schools in nearby cities, called Castilho and Pereira Barreto, both in the state of São Paulo and Três Lagoas, in the state of Mato Grosso do Sul. The research was developed through a qualitative approach, with bibliographic and documentary survey, interviews and classroom observation, aiming to understand the Pedagogical Content Knowledge (PCK). This knowledge, based on Shulman's studies (2014), consists in the special way in which teachers, according to the epistemological characteristics of their field of knowledge, transform the content to teach, covering, in addition to the knowledge of the subject itself, the dimension of knowledge of the subject to teach, which means, of the specific part of content knowledge which incorporates the most relevant and necessary aspects to develop teaching, using, for example, the best ways of representing ideas of that content. Among the geographic themes, the choice for the country and city pair occurred because, even today, there are understandings in perspective of opposition and distance. Evidently, field and city are different, but there are characteristics that are manifested in both, as well as relationships that interconnect them. For this reason, given the current context, set by the control of capitalist economy and the development of the technical-scientific-informational environment, the understanding of countryside and city includes rural and urban, making this topic interesting, both for school education, as well as for research. This way, based on the theoretical framework and content analysis in the examination of research materials, a way of understanding the PCK field and city was to recognize the repertory of knowledge of the research subjects, to reflect on the role of this set for teaching, as well as its relationship with the development of teaching professionalism. The results achieved present categories and sources of knowledge that support the teachers’ performance, which means, the Knowledge Base that enables the understanding of the contents and the orientation of didactic choices. The PCK field and city also involves a Pedagogical Action and Reasoning process (PAR) and also several approaches through subcategories of knowledge: knowledge of field, city, rural and urban concepts; knowledge of productive activities, work, consumption and contradictions contexts; knowledge of socio-spatial organization and location; knowledge of the connection between field and city and; knowledge of multiple field and city teaching interactions, which together express the main topics of the theme in order to provide students the understanding of the referred geographical content
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6258
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Valeria Rodrigues Pereira_2020.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.