Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6308
Autor(es): Santos, Hellen Jéssica Lima dos
Orientador: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Título: Educação física no ensino médio : da sala de aula para o cotidiano dos alunos
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Banca: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Palavras-chave: Educação física - Ensino médio;Percepção de competência;Motivação;Autonomia
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: SANTOS, Hellen Jéssica Lima dos. Educação física no ensino médio: da sala de aula para o cotidiano dos alunos. 2020. 148 f. Dissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A autonomia dentro da educação acontece quando os alunos passam a refletir consciente e criticamente sobre as suas ações, podendo transferir os conhecimentos apreendidos a outros contextos, e a percepção de competência refere-se ao sentimento de habilidade que esse aluno tem de si mesmo, sendo que quanto mais competente ele se sente melhor será seu aprendizado. Nesse contexto, a educação física enquanto disciplina pertencente ao campo de conhecimento da escola tem como um de seus objetivos para como alunos do ensino médio desenvolver em suas aulas a autonomia e a percepção de competência deles. Diante desse objetivo da educação física surgiu a seguinte questão-problema que orientou esse estudo: como os professores de educação física se percebem em relação às suas competências profissionais e como organizam o clima de aprendizagem de forma a proporcionar a autonomia e percepção de competência aos alunos do ensino médio? Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre percepção de competência profissional de professores de educação física com a autonomia dos alunos do ensino médio. A investigação envolveu alunos que cursavam a terceira série do ensino médio e seus respectivos professores de educação física, cuja participação se deu por meio de questionários validados e uma entrevista semiestruturada com os professores. Para análises estatísticas dos dados utilizou-se das fórmulas propostas pelos próprios questionários, a tabulação e comparação dos dados foram feitas a partir do uso do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0 e as entrevistas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Minayo; para auxiliar e reforçar as análises foi utilizado o software IRAMUTEQ 0.7 ALFA 2.3.3.1 (acrônimo de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados indicam que os professores participantes do estudo se sentem competentes e possuem alunos que se sentem competentes em vários domínios, tendo no domínio Competência para o trabalho as maiores médias. Constatou-se que os meninos se sentem mais competentes que as meninas em quase todos os domínios, com exceção do domínio de Conduta Comportamental. Os alunos das escolas públicas se sentem mais competentes que os alunos da escola particular em seis dos nove domínios analisados. No que se refere ao clima de aprendizagem, verificou-se que os alunos avaliam de forma positiva o apoio e a autonomia por parte de seus professores. Evidenciou-se que muitos professores desconhecem o real significado da palavra autonomia, contudo, apesar disso muitos deles desenvolvem em suas aulas ações que visam estimular a reflexão, criticidade e tomada de decisão de seus alunos. Diante disso, conclui-se que os alunos possuem autonomia para aplicar os conhecimentos para além dos muros da escola, pois os aspectos que a influenciam positivamente foram percebidos nos resultados, como a boa percepção de competência e o incentivo por parte do professor
ABSTRACT: Autonomy within education happens when Students begin to reflect consciously and critically about their actions, being able to transfer the knowledge learned to other contexts, and the perception of competence refers to the feeling of skill that this Student has of himself, and the more competent he feels the better his learning will be. In this context, physical education as a discipline belonging to the school's field of knowledge has as one of its objectives for the high school Students to develop their autonomy and their perception of competence in their classes. In recent years it has been found that the documents arising for education and physical education have come to value high school more, as well as the importance of working with values, attitudes and knowledge in relation to the body and health. In view of this great objective of physical education, the following question arose that guided this study: how do physical education teachers perceive themselves in relation to their professional competencies and how do they organize the learning climate in order to provide autonomy and perception of competence to high school Students? Thus, the present research aimed to investigate the relationship between perceptions of professional competence of physical education teachers with the autonomy of high school Students. The investigation involved Students who were attending the third grade of high school and their respective physical education teachers, whose participation occurred through validated questionnaires and a semistructured interview with teachers. For statistical analysis of the data, the formulas proposed by the questionnaires themselves were used, tabulation and comparison of data were made using the Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0 and the interviews were analyzed by Minayo's content analysis technique, to assist and reinforce the analyses, the software IRAMUTEQ 0.7 ALFA 2.3.3.1 was used. The results indicate that the teachers participating in the study feel competent and have students who feel competent in several areas, having in the domain Competence for work the highest averages. It was found that boys feel more competent than girls in almost all domains, except for the behavioral conduct domain. Public school pupils feel more competent than private school pupils in six of the nine fields analyzed. With regard to the learning climate, it was found that students positively evaluate the support and autonomy of their teachers. It was evidenced that many teachers are unaware of the real meaning of the word autonomy, however, despite this many of them develop actions in their classes that aim to stimulate the reflection, criticality and decision-making of their students. Therefore, it is concluded that students have autonomy to apply knowledge beyond the school walls, because the aspects that influence it were positively perceived in the results, such as the good perception of competence and the encouragement on the part of the teacher
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Dissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6308
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Hellen Jessica Lima dos Santos_2020.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.