Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Juliano dept_BR
dc.contributor.authorBadaró, Luiz Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T23:45:34Z-
dc.date.available2022-01-19T23:45:34Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationBADARÓ, Luiz Fernando. "Abordando" as abordagens: uma análise sobre as especificidades da educação física escolar. 2020. 116 f. Dissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6310-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Juliano de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens pedagógicas da Educação Física (EF) propondo e desenvolvendo um modelo de análise que consiga estabelecer relações com as possíveis especificidades da área enquanto disciplina escolar. Em relação aos objetivos específicos, buscamos explorar o debate instaurado sobre as classificações ou categorizações acerca das mesmas, ou uma espécie de mapeamento dos estudos que estão alinhados à temática. A hipótese inicial é a de que as abordagens pedagógicas diferem entre si daquilo que defendem como especificidades ou atribuições da disciplina no contexto escolar. Em termos metodológicos, a pesquisa configura-se como teórico-qualitativa, visando, sobretudo, explorar a temática em discussão. Para tanto, utilizou-se em predominância o método bibliográfico através da seleção de diversos materiais de pesquisa, dentre os quais se encontram teses, dissertações, artigos, diretrizes legais, legislação, cadernos temáticos e livros/capítulos de livros. Para as análises decorrentes, puderam ser selecionados três aportes teóricos distintos: o programa de pesquisa Educação Física Reflexiva, o modelo bourdieusiano de campo, além da Teoria da Modernização Reflexiva. Já em relação à estrutura da pesquisa, esta se dividiu em três capítulos. No primeiro foi realizada uma revisão exploratória que buscará responder em qual estágio se encontram as discussões que analisam as formulações e os aspectos teóricos das abordagens. No segundo foram expostos os pressupostos epistemológicos e teóricos do programa de pesquisa EF Reflexiva e da Teoria da Modernização Reflexiva, sendo esta uma seção para apresentar o referencial ou base teórica da presente pesquisa. Por fim, no terceiro capítulo, houvera as investigações sobre como as abordagens discorrem sobre as especificidades da EF escolar em paralelo aos pressupostos metateóricos do programa de pesquisa da EF Reflexiva. Nesse sentido, desenvolvemos um critério de demarcação que as dividem em teorias positivas, normativas e pragmáticas. Em conclusão, defende-se a tese de que as abordagens, ao segmentarem em demasia os "o quês", "por quês" e "comos" do se-movimentar, acabam não conseguindo contemplar ou abranger o escopo de conhecimento que se deriva da EF. Assim, a área ainda carece de uma teoria pedagógica ampla que consiga mobilizar, de maneira aberta, os diferentes aspectos e dimensões que envolvem o se-movimentarpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aimed to investigate the pedagogical approaches of Physical Education (PE) proposing and developing an analysis model capable of establish relationships with the possible specificities of the area as a school subject. In relation to the specific objectives, an attempt will be made to explore the debate established on classifications or categorizations about them, or a kind of mapping of studies that are aligned with the theme. The initial hypothesis is that pedagogical approaches differ from what they advocate as specificities or attributions of the discipline in the school context. In terms methodological aspects, the research is configured as theoretical-qualitative, aiming, above all, to explore the topic under discussion. For this purpose, the predominant bibliographic method through the selection of various research materials, among which are theses, dissertations, articles, legal guidelines, legislation, thematic notebooks and books/book chapters. For the analyzes resulting, three distinct theoretical contributions could be selected: the Reflective Physical Education research, the bourdieusian field model, in addition to Theory of Reflective Modernization. Regarding the research structure, it will divide into three chapters. In the first, an exploratory review will be carried out will seek to answer at what stage are the discussions that analyze the formulations and theoretical aspects of the approaches. In the second, the epistemological and theoretical assumptions of the PE Reflective research program and Reflective Modernization Theory, this being a section to present the referential or theoretical basis of the present research. Finally, in the third chapter, there will be investigations on how the approaches talk about the specificities of school PE in parallel with the metatheoretical assumptions of PE Reflective research program. In this sense, we developed a demarcation criterion that divided them into positive, normative and pragmatic theories. In conclusion, the thesis is defended that the approaches, by segmenting too much the "what", "why" and "how" to move around, end up failing contemplate or encompass the scope of knowledge that derives from PE. Thus, the area still lacks a broad pedagogical theory that manages to mobilize, in a open way, the different aspects and dimensions that involve movingpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTeoria da modernização reflexivapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAbordagem pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação física reflexivapt_BR
dc.subject.ddc796.071pt_BR
dc.title"Abordando" as abordagens : uma análise sobre as especificidades da educação física escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Myskiw, Mauro-
dc.contributor.referee2Pimentel, Giuliano Gomes de Assis-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical116 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luiz Fernando Badaro_2020.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.