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dc.contributor.advisorCamacho, Reinaldo Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorAndré, João Simbapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-20T18:46:41Z-
dc.date.available2022-01-20T18:46:41Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationANDRÉ, João Simba. Insucesso na implementação de um sistema de controle de vendas e estoque: razões na perspectiva das contradições e práxis. 2019. 83 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6311. Acesso em: 20 jan. 2022.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6311-
dc.descriptionOrientador: Reinaldo Rodrigues Camachopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo teve como objetivo avaliar o insucesso na implementação de um sistema de controle gerencial, em uma instituição do terceiro setor de Maringá. Concretamente, analisou-se como as contradições dificultaram a implementação do sistema de controle estoques e vendas e o papel das práxis para o insucesso na implementação do sistema, na organização pesquisada. A pesquisa caracterizou-se, quanto aos seus objetivos, como descritiva, quanto aos procedimentos, em um estudo de caso. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas com os gestores, funcionários da empresa, bem como o levantamento documental e a observação não participante. Foram coletadas oito entrevistas na empresa, com a duração das mesmas a variarem entre doze a trinta minutos a cada entrevistado, no período de dezembro de 2018 a março de 2019. Foi possível identificar fortes indícios de três fontes de contradições relacionados a: ineficiência técnica, não compatibilidade e incompatibilidade institucional. Não foi possível localizar nenhuma evidência de que tenha ocorrido alguma contradição do desalinhamento de interesses. Quanto às práxis, os resultados apontaram a falta de um plano que incorporasse todas as necessidades das estruturas de base, bem como a falta de treinamento das pessoas envolvidas no processo da implementação da mudança, já que não se sentiram representadas na concepção do sistema. Isso ficou evidente nos entrevistados quando abordam a necessidade de comunicação que permitiria incorporar o pensamento dos funcionários com os da alta administração. Em relação às pessoas envolvidas na implementação, foram identificadas como pessoas internas à organização. Quanto aos fatores determinantes para o insucesso na implementação, pode ser destacada a falta de diálogo, gerando, assim, resistência por parte dos utilizadores do sistemapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The study aimed to evaluate the failure to implement a management control system in a third sector institution in Maringa. Specifically, it was analyzed how the contradictions made it difficult to implement the inventory and sales control system and the role of praxis in the failure to implement the system in the research organization. The research was characterized as regards its objectives as descriptive, regarding the case study procedures. Data collection was done through interviews with the managers, employees of the company, as well as the documentary survey and the non-participant observation. Eight interviews were collected at the company, ranging from twelve to thirty minutes each interviewee, from December 2018 to March 2019. It was possible to identify strong indications of three sources of contradictions related to: technical inefficiency, non-compatibility and institutional incompatibility. No evidence could be found that there has been any contradiction in the misalignment of interests. As for praxis the results point to the lack of a plan that incorporates all the needs that the basic structures, as well as the lack of training of the people involved in the process of the implementation of the change, did not feel represented in the conception of the system. This was evident in the interviewees when they addressed the need for communication that would incorporate the thinking of employees with those of top management. In relation to the people involved in the implementation, the organization was identified as internal persons. As for the determining factors for failure to implement, a lack of dialogue can be highlighted, thus generating resistance on the part of users of the system. Finally, according to the interviewees' reports, it can be concluded that despite the failure to implement the system, it has been part of the organization for nine yearspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSistema de controle gerencial - Implementaçãopt_BR
dc.subjectTerceiro setor - Maringá (PR)pt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subject.ddc658.1511pt_BR
dc.titleInsucesso na implementação de um sistema de controle de vendas e estoque : razões na perspectiva das contradições e práxispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Crubellate, João Marcelo-
dc.contributor.referee2Matos, Emanuel Rodrigues Junqueira de-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Contábeis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeis-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical83 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Ciências Contábeis-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Socais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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