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Autor(es): Boaretto, Juliana Dias
Orientador: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Título: Educação Física na Educação Infantil : da estruturação à implementação pedagógica
Palavras-chave: Educação física escolar;Educação infantil - Jogos
Data do documento: 2019
Abstract: RESUMO: A Educação Física Escolar tem se configurado como um espaço legítimo de intervenção e atuação pedagógica, cujos conhecimentos da área se constituem em constructos relevantes para o desenvolvimento e a formação da criança. Entendendo que a formação humana se dá pelo conjunto de desenvolvimento do sujeito nas suas dimensões motoras, cognitivas e socioafetivas, faz-se necessário compreender que a criança, como um ser em formação, tenha no ambiente escolar o suporte para a estimulação das suas potencialidades. A Lei nº 9.394/96 (BRASIL, 1996) estabelece três níveis de ensino na Educação Básica: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Na busca de conhecer estudos acerca da Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) e, consequentemente, a relevância da área para este nível de ensino, observou-se que poucos trabalhos foram realizados com caráter interventivo. Os trabalhos encontrados elucidam a importância da EF na EI, mas raros são os que interviram no campo. Desse modo, a presente tese teve como objetivo analisar a influência de um programa de intervenção sistematizado para a EF na EI no processo formativo escolar de criança de 5/6 anos. Para responder ao objetivo da tese buscou-se dentro do campo metodológico a pesquisa-ação. A pesquisa, envolveu crianças do Infantil 5, em dois CMEIs da cidade de Paranavaí-PR. Para a composição da amostra foram formados três grupos: Grupo 1 (Grupo Controle, com aulas de EF uma vez por semana, ministradas por um especialista); Grupo 2 (Grupo Experimental, com aulas diárias de EF, ministradas pela pesquisadora - especialista da área); Grupo 3 (Grupo Controle, sem aulas de EF). A pesquisa contou com dados qualitativos: observação; diário de campo; entrevista; e com os dados quantitativos: questionários (ABEP e DCDQ); teste motor BOT-2. Os dados coletados no pré-teste subsidiaram a estruturação do planejamento para o Grupo 2. Os referenciais utilizados para o desenvolvimento do planejamento basearam-se nos Campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular e nos Núcleos de concentração para a EI. Para a estruturação da proposta de intervenção foram desenvolvidas nove etapas, de acordo com as fases da pesquisa-ação. A intervenção ocorreu no período de três meses, totalizando 57 encontros. A análise dos dados fundamentou-se na Técnica de Análise do Conteúdo Temático para os dados qualitativos e, para os quantitativos, as análises foram processadas e realizadas por meio do software Statistical Package for a Social Science (SPSS) 20.0 e Statistica, 10.0. Em relação às aulas diárias de EF, foi verificado o efeito positivo no Grupo 2, quando comparados aos Grupos Controles 1 e 3, não apresentando mudanças positivas durante a intervenção para nenhuma variável. Ressalta-se ainda que, para Força/Agilidade, ambos os grupos tiveram as médias pioradas de modo significativo e, de modo isoladas, o Grupo 1 piorou na variável Corrida/Velocidade e o Grupo 3 na Força. Em relação à Composição Motora Total, o tamanho do Efeito do Grupo 2 foi muito forte em relação aos dois Grupos sem a intervenção. Os resultados indicam que as experiências adquiridas durante a pesquisa levaram a caminhos que confirmaram que as aulas de EF desenvolvidas diariamente por um especialista, sistematizadas e estruturadas, por meio de um planejamento, baseado em uma diagnose adequada, influenciam na formação integral de crianças de 5/6 anos, preparando-as de maneira mais consistente para futuras ações escolares em relação às crianças que não receberam a intervenção diária. Desse modo, conclui-se que o grupo que vivenciou aulas diárias de EF melhorou não somente no aspecto motor, mas, também, houve influência positiva nas dimensões cognitivas e socioafetivas.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Tese (doutorado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6321
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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