Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323
Autor(es): Reis, Eliane Josefa Barbosa dos
Orientador: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Título: O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
Banca: Nagashima, Lucila Akiko
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Banca: Both, Jorge
Banca: Herold Junior, Carlos
Palavras-chave: Formação docente - Educação física;Política educacional
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: REIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente tese teve por objetivo geral investigar os efeitos da participação no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, na formação inicial de professores de Educação Física, sob a ótica dos que por ele passaram. Para isso, elencamos quatro etapas a cumprir, sendo a primeira, apresentar um panorama das produções científicas sobre o PIBID em Educação Física, a partir de uma revisão sistemática; a segunda, em identificar a distribuição de subprojetos do PIBID em Educação Física no estado do Paraná; a terceira, verificar, por meio de um estudo de caso, as contribuições do PIBID, na formação inicial dos licenciandos e egressos de um projeto em Educação Física de uma universidade situada no noroeste do Paraná e, por fim, investigar junto aos coordenadores do projeto de Educação Física e egressos atuantes na educação básica, sobre os efeitos da participação no PIBID na formação inicial e na ação docente. O desenvolvimento deste estudo respaldou-se na análise dos referenciais da pesquisa e nos dados, levantados por meio de questionário e entrevistas. Como principais resultados, destacam-se: evidências de que a participação no PIBID proporciona aos egressos de Educação Física aprendizados relevantes para ser professor, especialmente porque articula (com recursos financeiros, humano e pedagógico) a escola, a universidade, os professores em situação de trabalho e os acadêmicos em processo de formação, quando inter-relaciona a teoria e a prática. Destaca-se o modelo estrutural do Programa, que mantém o bolsista em contato permanente com a realidade, assegurando mais impactos positivos ao ingressar na carreira docente. Percebemos o PIBID impactando na escola e no ensino básico e estes provocando o ensino superior e o referido programa, no que diz respeito ao processo de formação inicial, em uma correlação oportuna e relevante para a educação brasileira. Sugere-se, ao final deste estudo, que a participação de estudantes estagiários em programas como o PIBID, fortalece a construção identitária e profissional do futuro professor de Educação física para atuar na educação básica
ABSTRACT: The present thesis had the general objective to investigate the results of the research in the Institutional Program with the Initiation Scholarship - PIBID in the initial formation of Physical Education teachers from the perspective of those who passed through it. In order to do this, we set out four steps to be followed, the first one presenting an overview of the scientific productions about PIBID in Physical Education from a systematic review; he second to identify the distribution of PIBID subprojects in Physical Education in the state of Paraná; the third to verify, through a case study, the contributions of the PIBID, in the initial training of teachers and graduates of a project in Physical Education of a university located in the northwest of Paraná; finally, to investigate with the coordinators of the Physical Education project and graduates working in basic education on the effects of participation in PIBID in the initial formation and in the teaching activity. The development of this study was supported by the analysis of the research references and the data collected through a questionnaire and interviews. The main results are: evidence that participation in the PIBID gives the graduates of Physical Education relevant learning to be a teacher especially because it articulates (with financial, human and pedagogical resources) the school, the university, the teachers in work situation and the students in the process of formation when it interrelates theory and practice. It highlights the structural model of the Program that keeps the scholarship holder in permanent contact with reality, assuring more positive impacts when entering the teaching career. In summary, we perceive the PIBID impacting on the school and basic education and these, provoking higher education and the said program, in a timely and relevant correlation for the Brazilian education. t is suggested at the end of this study that the participation of trainee students in programs such as PIBID, strengthens the identity and professional construction of the future Physical Education teacher to work in basic education
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Eliane Josefa Barbosa dos Reis_2019.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.