Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHernandez, Fernanda Diniz de Melopt_BR
dc.contributor.authorLeite, Dênispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T17:41:52Z-
dc.date.available2022-01-26T17:41:52Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6328-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Fernanda Diniz de Melo Hernandezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal desse trabalho e estudar os códigos de barras. A primeira aparição desse código foi em 1952 na forma de circunferências concêntricas, por Bernard Silver e Norman Joseph Woodland. Atualmente esse código faz parte do nosso cotidiano e na maioria das vezes não o percebemos, no entanto e impossível imaginar alguém que não dependa desta ferramenta. Esse código está fundamentado na Teoria dos Números, mais especificamente, na congruência módulo um inteiro m, dessa forma nosso trabalho inicia no estudo da aritmética modular. Depois estudamos as propriedades do código de barras e por ultimo apresentamos uma proposta pedagógica com a finalidade de levar uma sugestão de atividade para o professor trabalhar o conteúdo matemático de formar contextualizada e ainda permitir que o aluno crie um código de barras que contenha as informações diárias de sua vida escolar valorizando assim a autonomia do aluno, conforme defende a Base Nacional Comum Curricular(BNCC).pt_BR
dc.format.extent68 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectcódigo de barraspt_BR
dc.subjectDígito verificadorpt_BR
dc.subjectDetecção de errospt_BR
dc.subjectCongruência módulo mpt_BR
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.subject.ddc512.7pt_BR
dc.titleCódigo de barras : uma abordagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Denis Leite_2021.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.