Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6328
Autor(es): Leite, Dênis
Orientador: Hernandez, Fernanda Diniz de Melo
Título: Código de barras : uma abordagem no ensino fundamental
Palavras-chave: código de barras;Dígito verificador;Detecção de erros;Congruência módulo m;Teoria dos números
Data do documento: 2021
Abstract: O objetivo principal desse trabalho e estudar os códigos de barras. A primeira aparição desse código foi em 1952 na forma de circunferências concêntricas, por Bernard Silver e Norman Joseph Woodland. Atualmente esse código faz parte do nosso cotidiano e na maioria das vezes não o percebemos, no entanto e impossível imaginar alguém que não dependa desta ferramenta. Esse código está fundamentado na Teoria dos Números, mais especificamente, na congruência módulo um inteiro m, dessa forma nosso trabalho inicia no estudo da aritmética modular. Depois estudamos as propriedades do código de barras e por ultimo apresentamos uma proposta pedagógica com a finalidade de levar uma sugestão de atividade para o professor trabalhar o conteúdo matemático de formar contextualizada e ainda permitir que o aluno crie um código de barras que contenha as informações diárias de sua vida escolar valorizando assim a autonomia do aluno, conforme defende a Base Nacional Comum Curricular(BNCC).
Descrição: Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Diniz de Melo Hernandez
Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6328
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Denis Leite_2021.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.