Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastelani, Emerson Vitorpt_BR
dc.contributor.authorVercezi, Luciane Grazielli Lopespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T18:11:57Z-
dc.date.available2022-01-26T18:11:57Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6330-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Vitor Castelanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos um material auto contido que apresenta uma revisão sobre o número ?_ e funções correlatas. Buscamos envolver o leitor de uma forma que traga a ele a clareza do conhecimento do número ?_ e a relação deste número com a trigonometria e com as funções trigonométricas. Essencialmente, abordamos o número ?_ do ponto de vista histórico, no qual relatamos a evolução do conhecimento nas civilizações desde a antiguidade até hoje. Fazemos uma "ponte" entre a trigonometria e as funções trigonométricas. Também tratamos de aplicações com o intuito de esclarecer a utilização do número ?_ de diversas formas, podendo ser estas relacionadas ao ambiente escolar ou em outras áreas, tais como, processamento de imagem digital, compressão JPG, reconhecimento facial e outras. Por fim, expomos algumas atividades didáticas que podem contribuir para a elaboração de planos de aula, sendo estas, ferramentas para esclarecer/apresentar o conteúdo relacionado a ?_ de forma que faça sentido ao aluno o que aprendeu.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we present a self-contained text that presents a review of the number ?_ and related functions. We intent to involve the reader in a way that brings to it the clarity of knowledge about the number _ and the relation of this number with trigonometry and with trigonometric functions. Essentially, our approach starts with a historical point of view related to number ? _, in which we report the evolution of knowledge in civilizations from antiquity to today. We make a "bridge" between trigonometry and trigonometric functions. We also deal with applications in order to clarify the use of the number ?_ in different ways, which may be related to the school environment or in other areas, such as digital image processing, JPG compression, facial recognition and others. Finally, we expose some didactic activities that can contribute to the elaboration of lesson plans, which are tools to clarify/present the content related to ?_ in a way that makes sense to the student about the content learned.pt_BR
dc.format.extent91 f. : il., fotos color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNúmero Phipt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectFunções trigonométricaspt_BR
dc.subject.ddc516.24pt_BR
dc.titleNúmero p, funções trigonométricas e aplicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luciane Grazielli Lopes Vercezi_2021.pdf6,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.