Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6332
Autor(es): Oliveira, Marcela de
Orientador: Neves, Eduardo de Amorim
Título: Uma proposta para o ensino do Teorema de Pitágoras com uso do aplicativo Pythagorea
Palavras-chave: Geometria plana;Teorema de Pitágoras;Áreas de polígonos;Geogebra;Pythagorea (aplicativo para smartphone)
Data do documento: 2021
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de geometria para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental com vistas a estimulá-los a compreender conceitos matemáticos relacionados ao comprimento e à área de figuras a partir do Teorema de Pitágoras. Para a obtenção desse objetivo, utilizaremos como estratégia metodológica o uso de recursos digitais, especificamente os aplicativos Pythagorea e GeoGebra, bem como, fichas de trabalho a serem utilizadas pelo professor tanto no ensino presencial quanto no remoto.
This paper aims to present a proposal for teaching geometry to students of the 9th grade of elementary school in order to stimulate them to understand mathematical concepts related to the length and area of figures from the Pythagoras Theorem. To achieve this objective, we will use as a methodological strategy the use of digital resources, specifically the Pythagorea and GeoGebra applications, as well as work forms to be used by the teacher both in face-to-face and remote teaching.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Eduardo de Amorim Neves
Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6332
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcela de Oliveira_2021.pdf13,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.