Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, Eduardo de Amorim | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcela de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T14:02:20Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T14:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6332 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Eduardo de Amorim Neves | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de geometria para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental com vistas a estimulá-los a compreender conceitos matemáticos relacionados ao comprimento e à área de figuras a partir do Teorema de Pitágoras. Para a obtenção desse objetivo, utilizaremos como estratégia metodológica o uso de recursos digitais, especificamente os aplicativos Pythagorea e GeoGebra, bem como, fichas de trabalho a serem utilizadas pelo professor tanto no ensino presencial quanto no remoto. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to present a proposal for teaching geometry to students of the 9th grade of elementary school in order to stimulate them to understand mathematical concepts related to the length and area of figures from the Pythagoras Theorem. To achieve this objective, we will use as a methodological strategy the use of digital resources, specifically the Pythagorea and GeoGebra applications, as well as work forms to be used by the teacher both in face-to-face and remote teaching. | pt_BR |
dc.format.extent | x, 113 f. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.subject | Áreas de polígonos | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Pythagorea (aplicativo para smartphone) | pt_BR |
dc.subject.ddc | 516.9 | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o ensino do Teorema de Pitágoras com uso do aplicativo Pythagorea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marcela de Oliveira_2021.pdf | 13,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.