Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Eduardo de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcela dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T14:02:20Z-
dc.date.available2022-09-22T14:02:20Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6332-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo de Amorim Nevespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de geometria para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental com vistas a estimulá-los a compreender conceitos matemáticos relacionados ao comprimento e à área de figuras a partir do Teorema de Pitágoras. Para a obtenção desse objetivo, utilizaremos como estratégia metodológica o uso de recursos digitais, especificamente os aplicativos Pythagorea e GeoGebra, bem como, fichas de trabalho a serem utilizadas pelo professor tanto no ensino presencial quanto no remoto.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present a proposal for teaching geometry to students of the 9th grade of elementary school in order to stimulate them to understand mathematical concepts related to the length and area of figures from the Pythagoras Theorem. To achieve this objective, we will use as a methodological strategy the use of digital resources, specifically the Pythagorea and GeoGebra applications, as well as work forms to be used by the teacher both in face-to-face and remote teaching.pt_BR
dc.format.extentx, 113 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectÁreas de polígonospt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectPythagorea (aplicativo para smartphone)pt_BR
dc.subject.ddc516.9pt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino do Teorema de Pitágoras com uso do aplicativo Pythagoreapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcela de Oliveira_2021.pdf13,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.