Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333
Autor(es): Alberton, Paulo Weslei
Orientador: Barros, Rui Marcos de Oliveira
Título: Cônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didática
Palavras-chave: Engenharia didática;Ensino de cônicas;Leis de Kepler
Data do documento: 2021
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Cônicas para o terceiro ano do Ensino Médio. A dissertação inicia-se com uma revisão de literatura de conceitos básicos para o estudo de Seções Cônicas, após mostra-se definições das seções sobre Elipses e Hipérboles, e também, um breve histórico sobre astronomia e deduções das Leis de Kepler. O referencial adotado na fundamentação teórica é a Engenharia Didática buscando uma interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática. A sequência inicia-se com a reiteração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as Leis de Kepler. Após a discussão sobre estes conceitos iniciais, propõe-se que os alunos realizem um estudo sobre Cônicas, em particular Elipses e Hipérboles. O recurso didático adotado para a resolução das atividades é o software GeoGebra. O planejamento da sequência didática foi feito para aplicação em três encontros: o primeiro para levantar os conhecimentos prévios sobre as Leis de Kepler e introdução do conceito de Cônicas; o segundo com a definição de Elipse e construções; o terceiro com a definição de Hipérbole e construções.
The present research aimed at developing a didactic sequence for teaching Conics to students in the third grade of high school. The dissertation begins with a review of literature of basic concepts for the study of Conic Sections, then it shows definitions of the sections on Ellipses and Hyperbolas, and also a brief history of astronomy and deductions from Kepler's Laws. The referential adopted in the theoretical foundation is Didactic Engineering seeking an interdisciplinary approach between Physics and Mathematics. The sequence begins with a reiteration of the students' prior knowledge about Kepler's Laws. After discussing these initial concepts, it is proposed that students conduct a study on Conics, in particular Ellipses and Hyperbolas. The didactic resource used to solve the activities is the software GeoGebra. The didactic sequence planning was done for application in three meetings: the first to raise the previous knowledge about Kepler's Laws and introduction of the concept of conics; the second with the definition of Ellipse and constructions; the third with the definition of hyperbola and constructions.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paulo Weslei Alberton_2021.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.