Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Rui Marcos de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAlberton, Paulo Wesleipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T18:23:14Z-
dc.date.available2022-01-26T18:23:14Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6333-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barrospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de Cônicas para o terceiro ano do Ensino Médio. A dissertação inicia-se com uma revisão de literatura de conceitos básicos para o estudo de Seções Cônicas, após mostra-se definições das seções sobre Elipses e Hipérboles, e também, um breve histórico sobre astronomia e deduções das Leis de Kepler. O referencial adotado na fundamentação teórica é a Engenharia Didática buscando uma interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática. A sequência inicia-se com a reiteração dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as Leis de Kepler. Após a discussão sobre estes conceitos iniciais, propõe-se que os alunos realizem um estudo sobre Cônicas, em particular Elipses e Hipérboles. O recurso didático adotado para a resolução das atividades é o software GeoGebra. O planejamento da sequência didática foi feito para aplicação em três encontros: o primeiro para levantar os conhecimentos prévios sobre as Leis de Kepler e introdução do conceito de Cônicas; o segundo com a definição de Elipse e construções; o terceiro com a definição de Hipérbole e construções.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed at developing a didactic sequence for teaching Conics to students in the third grade of high school. The dissertation begins with a review of literature of basic concepts for the study of Conic Sections, then it shows definitions of the sections on Ellipses and Hyperbolas, and also a brief history of astronomy and deductions from Kepler's Laws. The referential adopted in the theoretical foundation is Didactic Engineering seeking an interdisciplinary approach between Physics and Mathematics. The sequence begins with a reiteration of the students' prior knowledge about Kepler's Laws. After discussing these initial concepts, it is proposed that students conduct a study on Conics, in particular Ellipses and Hyperbolas. The didactic resource used to solve the activities is the software GeoGebra. The didactic sequence planning was done for application in three meetings: the first to raise the previous knowledge about Kepler's Laws and introduction of the concept of conics; the second with the definition of Ellipse and constructions; the third with the definition of hyperbola and constructions.pt_BR
dc.format.extentca117 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de cônicaspt_BR
dc.subjectLeis de Keplerpt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleCônicas e Astronomia : uma proposta de sequência didática com o uso da engenharia didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paulo Weslei Alberton_2021.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.