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Autor(es): Martins, Ana Caroline Siqueira
Orientador: Simili, Ivana Guilherme
Título: Tramas, redes e conexões : a moda brasileira no contexto do início do século XXI: SPFW 2013 a 2017, 2019
Banca: Alario, Monica Agda de Souza
Banca: Martins, Rosane Fonseca de Freitas
Banca: Andrade, Solange Ramos de, 1962-
Banca: Silva, Bruno Sanches Mariante da
Palavras-chave: Moda - História - Brasil - Século 21;Comunicação - Moda;São Paulo Fashion Week (SPFW);Moda - Tecnologia
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MARTINS, Ana Caroline Siqueira. Tramas, redes e conexões: a moda brasileira no contexto do início do século XXI: SPFW 2013 a 2017, 2019. 2019. x, 261 f. Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa investigou o funcionamento da moda brasileira no século XXI frente aos movimentos de globalização e tecnologias da informação e comunicação, considerando para tal as manifestações expressas no maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week - SPFW entre os anos de 2013 e 2017, período em que ocorreram mudanças significativas na produção, difusão, circulação e consumo de bens e produtos de moda. Nesse intuito, foram privilegiadas as publicações veiculadas na plataforma digital oficial do evento, o site Fashion Forward - FFW, em uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico que, primeiramente, contextualizou sobre a criação de um campo da moda no país, sua trajetória e desenvolvimento. Em seguida, explanou sobre os movimentos que desencadearam uma maior organização do setor, sua atualização e funcionamento no século XXI analisando-os sob a perspectiva dos seguintes eixos analíticos: Continuidades e descontinuidades da moda nacional; Tecnologia e moda em ação; O Global e o discurso da diversidade; e O sentido do jogo, os quais revelaram uma incipiente atualização das práticas de moda nacional, demandadas pelos avanços tecnológicos, em especial o uso da internet, que implicaram em um modo mais acelerado e interativo de se produzir, demonstrar, difundir, vender, consumir e se relacionar com moda, menos concentrado na figura do (da) estilista, na elite e nos ditames europeus. Isso porque, em função dos novos mecanismos de comunicação possibilitados pelos aparatos tecnológicos, houve maior acesso a conteúdos de moda, aos estilistas e a diálogos mais próximos e abertos sobre os ditames fashion, repercutindo em uma significativa influência do consumidor e dos acontecimentos sociais, culturais e políticos nas criações desenvolvidas por estilistas e marcas, revelando novos personagens e espaços, como as blogueiras e influencers digitais, o espaço virtual e as redes sociais digitais, sintomáticos de uma distinta maneira de praticar a cultura de moda nacional. Esta que se manifestou imersa em uma simbiose de desconstrução e construção, de descontextualização e contextualização, de apropriações e expropriações e de diversidade. Como um fenômeno de expressão criativa, cultural, política e econômica que se firma num sistema descentralizado, constituído por variadas identidades (criativas, geracionais, étnicas, de gênero), com menos padrões formais rígidos que antes, e baseado, principalmente, nos paradigmas de consumo, no excesso da hipervelocidade, hipervisibilidade e hiperinteração propiciados pelas tramas, redes e conexões dos aparatos tecnológicos e movimentos de globalização, face legítima do espírito do tempo
ABSTRACT: This research investigated the functioning of Brazillian fashion in the 21st century, facing globalization movements and information and communication technologies, considering for this, manifestations expressed in the largest fashion event in the country, the São Paulo Fashion Week - SPFW, between 2013 and 2017, period in which significant changes occurred in the production, diffusion, circulation and consumption of fashion goods and products. For this, publications published on the official digital platform of the event were privileged, the Fashion Forward - FFW website, in a documentary and bibliographical research that, firstly, contextualized about the creation of a fashion field in the country, its trajectory and development. Then, it was explained about the movements that triggered a greater organization of the sector, its updating and operation in the 21st century from the perspective of the following analytical axes: Continuities and discontinuities of national fashion; Technology and fashion in action; The Global and diversity speech; and The meaning of the game, which revealed an incipient update of national fashion practices, demanded by technological advances, especially the use of internet, which implied a faster and more interactive way of producing, demonstrate, spread, sell, consume and relate to fashion, less concentrated on the designer figure, in the elite and in the European dictates. It is because, due to the new communication mechanisms made possible by the technological apparatus, there was a greater access to fashion content, to stylists and the closest open dialogues about the fashion dictates, impacting a significant influence on consumers and social events, cultural and political in creations developed by designers and brands, revealing new characters and spaces, like bloggers and digital influencers, virtual space and digital social networks, symptomatic about a distinct way of practicing the national fashion culture. It is a format that manifested itself in a symbiosis of deconstruction and construction, of decontextualization and contextualization, appropriations and expropriations and diversity. It is like a phenomenon of creative, cultural, political and economic expression that is based on a decentralized system, consisting of various identities (creative, generational, ethnic, gender), with less rigid formal standards than before, and based mainly on consumption paradigms, in excess of hyper speed, hypervisibility and hyperinteraction provided by the plots, networks and connections of technological apparatuses and movements of globalization, legitimate face of the spirit of time
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ivana Guilherme Simili
Coorientador: Prof. Dr. Paulo Negri Filho
Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6338
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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