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Autor(es): Burach, Caroline Adriana Mendes
Orientador: Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Título: Materialidades audiovisuais : uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio
Banca: Coito, Roselene de Fátima
Banca: Ghiraldelo , Claudete Moreno
Palavras-chave: Análise do discurso;Leitura discursiva;Materialidades audiovisuais;Proposta multimensional-discursiva - Ensino médio
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BURACH, Caroline Adriana Mendes. Materialidades audiovisuais: uma proposta de leitura discursiva para o ensino médio. 2016. 107 f Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2017, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347. Acesso em: 16 fev. 2022.
Abstract: RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura discursiva, voltada para o 3º ano do Ensino Médio, com base em duas materialidades fílmicas, a saber: o curta-metragem Vida Maria e o documentário Severinas, à luz dos conceitos proposto por Michel Pêcheux (1988) e por Orlandi (1982), pesquisadora que dá seguimento e apresenta novos olhares à Análise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana, doravante AD. Vale destacar que a AD considera como discurso os efeitos de sentidos produzidos na relação entre os sujeitos. Não se trata de uma relação de sujeitos empíricos, mas de posições sócio-ideológicas construídas nos movimentos da história. Em termos de momentos do meu percurso de pesquisa, numa primeira etapa, empreendo uma análise prévia à leitura acerca das materialidades visuais escolhidas para compor nossa proposta de leitura voltada para o Ensino Médio (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998), na tentativa de trabalhar com as possibilidades de leitura do material e de formular atividades nas quais pudesse trabalhar a imbricação verbal e visual constitutiva do material selecionado. Minha proposta discursiva de leitura de vídeos (um curta e um documentário), voltada para um Ensino médio, constitui-se em práticas de leitura de imagens recortadas das materialidades fílmicas selecionadas para estudo a partir das quais trabalhamos "possibilidades de leitura" ante interpretações possíveis, contemplando, também, os movimentos de deslizamentos de sentidos. Nas atividades formuladas, busquei dar visibilidade à opacidade do dizer/imagem com base na construção de paráfrases plausíveis a partir de recortes de cenas capturadas das materialidades fílmicas, o que possibilitou relativizar a evidência de um sentido único e transparente e dar escuta às derivas possíveis. De modo preliminar, o investimento em conceitos da AD e na proposta multidimensional-discursiva de Serrani (2005) me permitiu uma ancoragem analítica na qual as atividades de leitura produziram deslocamentos em relação a uma visão de língua tomada como um mero instrumento de comunicação. Meu esforço foi o de justamente produzir práticas e gestos de leitura em que a opacidade e a contradição da imagem fossem vistas como aspectos produtivos e instigantes, pensando possíveis encaminhamentos ao professor de línguas
ABSTRACT: This work has the objective to present a discursive read proposal, intended for the 3rd year of high school, based on two cinematic materialities: the short movie Vida Maria and the documentary Severinas grounded in the concepts proposed by Michel Pêcheux (1988) and Orlandi (1982). The researcher that gives continuity and present new prospects to the Pecheux Discourse Analysis on the French line research from now on. The Discourse Analysis takes as discourse the effects in a sense created by the relation between individuals. This relation is not just a relation among empiric individuals, but socio-ideological positions build on the historical movements. In circumstances of moments of my research trajectory, firstly undertaking previous analyses to the readout about the choice visual materialities to compose our reading proposal intended for the 3rd year of high school (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998). Attempting to work with the read possibilities and to formulate activities in which to work the verbal and visual imbrication constitutive of the selected material of the selected material. My reading proposal of video (a short movie and a documentary), is a guidance to high school teachers. Consisting of reading practical of images from the selected cinematic materialities. To study from the which one work the "reading possibilities" given possible interpretations, including as well the movements of the sliding of sense. The formulated activities are planned to give consequences to the opacity of say/image. Based on the construction of likely paraphrases from the scenes records captured from the cinematic materialities. Giving the possibility to relativize the evidence of a unique and gauzy sense, listening to the possible movements. First of all the investment in the Discourse Analysis concepts and the multidimensional-discursive proposal of Serrani (2005) allowed me an analytical anchoring. Where the activities of reading here proposed will promote changes regarding the way to see the language as a mere communication instrument. All afford made aims to create practices and actions of reading where the opacity and contradiction of image became more productive and significant aspects, thinking in possibles of referrals to the language teacher
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
Dissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6347
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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