Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6356
Autor(es): Salmeron, Lucas da Silva
Orientador: Lopes, Claudivan Sanches
Título: Geografia e ensino médio : as perspectivas de alunos e professores e professores no
Banca: Bovo, Marcos Clair
Banca: Azambuja, Leonardo Dirceu de
Palavras-chave: Geografia - Ensino - 2º grau;Geografia escolar;Reformas educacionais (Geografia)
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SALMERON, Lucas da Silva. Geografia e ensino médio : as perspectivas de alunos e professores e professores no. 2020. 230 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A Geografia, enquanto disciplina escolar, possui o objetivo primordial de desenvolver nos alunos um raciocínio geográfico. Trata-se de uma disciplina que permite uma leitura mais profunda e complexa sobre o espaço, seja ele a nível global, nacional, regional ou local. Portanto, a Geografia é de suma importância para a compreensão da dimensão espacial em seus diferentes aspectos e ainda na explicação da realidade social como um todo. Porém na atualidade esta importância da Geografia é secundarizada quando se observa legislações educacionais reduzindo sua participação nos currículos escolares, principalmente no Ensino Médio. Tal etapa do ensino é o momento em que o estudante pode vir a delinear seus projetos para o seu futuro. Todavia, trata-se também de um momento bastante delicado na vida dos jovens, já que, por conta de toda uma conjuntura histórica, o Ensino Médio brasileiro apresenta diversos problemas que ainda caminham em busca de soluções. Neste contexto, observa-se o surgimento de propostas que visam promover algumas alterações no cenário educacional, tal como a Base Nacional Comum Curricular e a Lei nº 13.415/2017. Tais reestruturações atingem também diretamente a Geografia Escolar, e é buscando refletir tal realidade que se propõe pensar a Geografia presente nos currículos do Ensino Médio, afim de que se possa compreender qual é o papel que a disciplina vem desempenhando nesta etapa do ensino e também qual é a Geografia necessária para a formação do educando. Logo, o objetivo central desta pesquisa é o de analisar à luz do contexto das reformas educacionais atuais, considerando principalmente a Lei nº 13.415, a importância do conhecimento geográfico para a formação do educando, enfatizando as perspectivas de alunos e professores de escolas selecionadas do município de Campo Mourão - PR. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem qualitativa e foi balizada pelo método crítico-dialético. Constitui-se a partir de pesquisas bibliográficas em diferentes fontes e autores, além da pesquisa de campo para a coleta de informações com discentes e docentes de duas escolas de Campo Mourão. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para a pesquisa de campo foram a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, tanto com os alunos como com os professores de turmas do 3º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos evidenciaram que diferentes situações problemas ainda se fazem presentes na estrutura do Ensino Médio e também nas aulas de Geografia. Apesar de maior parte dos alunos reconhecerem a importância que esta disciplina possui, estes ainda possuem dificuldades em falar sobre os conceitos e finalidades da Geografia. Questões como o desinteresse por essa disciplina também foram ressaltados, tanto por alunos como pelos professores, que compartilharam de suas aflições e perspectivas sobre como pensar uma Geografia que, de fato, contribua para o desenvolvimento do sujeito, ou seja, da Geografia que se faz necessária nas salas de aula
ABSTRACT: Geography, as a school subject, has the primary objective of developing in students a geographic reasoning. It is a discipline that allows a deeper and more complex reading of the space, whether in a global, national, regional or local scale. Therefore, Geography has a great importance to understand the spatial dimension in its different aspects and also in explaining the social reality as a whole. However, nowadays, this Geography importance is secondary when we notice that educational legislations reduces its participation in school curriculum, mainly at the high school. Such stage of teaching is the moment when the student can outline his projects for the future. However, it is also a very delicate moment in young people lives, since, due to a whole historical situation, Brazilian high school presents several problems that still needs solutions. In this context, it is observed that there is the emergence of proposals that aim to promote changes in the educational scenario, such as the Common National Curricular Base and Law No. 13.415/2017. Such restructurings also directly affects School Geography, and it is in order to reflect this reality that it is proposed to think about Geography present in High School curriculum for the purpose of understand what is the role that this discipline has been playing in this stage of teaching and also which it is the necessary Geography for the formation of the student. Therefore, the main objective of this research is to analyze, in the light of the context of current educational reforms, mainly considering Law No 13.415, the importance of the geographic knowledge for the student growth, emphasizing the perspectives of students and teachers from selected schools in the municipality. de Campo Mourão - PR. The adopted methodology focused a qualitative approach and was guided by the critical-dialectic method. It consists of bibliographic researches from different sources and authors, beside the field research that aimed to collect information from students and teachers from two schools in Campo Mourão. The data collection instruments used for the field research were the application of questionnaires and the conduct of interviews, both with students and teachers of the 3rd grade of high school. The obtained results shows that different problematic situations are still present in the structure of high school and also in Geography classes. Although majority of the students recognize the importance of this discipline, they still have difficulties of speaking about the concepts and purposes of Geography. Some issues such as the lack of interest in this discipline were also highlighted, both by students and by teachers, who shared their afflictions and perspectives on how to think about a Geography that, in fact, contributes to the development of the individual, in other words, the Geography that is necessary in classrooms
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes.
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6356
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas da Silva Salmeron_2020.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.