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Autor(es): Zeidan, Dalton Nasser Muhammad
Orientador: Ferreira, Maria Eugênia Moreira Costa
Título: Estudo biogeográfico e trilha interpretativa em área verde urbana – Maringá-PR
Banca: Silva, Juliana de Paula
Banca: Shinobu, Patrícia Paula Fernandes
Palavras-chave: Biogeografia - Maringá (PR);Educação científica;Espécies árboreas - Maringá (PR)
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ZEIDAN, Dalton Nasser Muhammad. Estudo biogeográfico e trilha interpretativa em área verde urbana – Maringá-PR. 2020. 119 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O estudo biogeográfico realizado, importante para a análise ambiental de áreas verdes urbanas, proporcionou informações para a elaboração de um roteiro de trilha para visitantes, propício para abordagem e transmissão de conhecimento no âmbito da biologia e da geografia. Ao levar-se em consideração que os remanescentes florestais urbanos encontram-se segregados pela fragmentação de habitats, no entanto são de suma importância para a valoração, manutenção e conservação da biodiversidade faunística e florística e da geodiversidade, o intuito deste trabalho é propiciar ações educativas e abordar aspectos de conservação e melhoria socioambiental, potencializando a função da educação ambiental e científica no planejamento estratégico, para colaborar com a conservação do meio e contribuir com a formação dos visitantes. A área objeto de estudo é uma área verde urbana privada de aproximadamente 1ha localizada no Catuaí Shopping Maringá, parte de uma unidade maior de área verde, com cerca de 3,8ha, contínua entre lotes adjacentes. Esta área está inserida no domínio do bioma Mata Atlântica e da formação da Floresta Estacional Semidecidual. A qual encontra-se amplamente ameaçada no estado do Paraná e demanda mais estudos quanto às identificações taxonômicas e espacialização de suas espécies em campo entre os fragmentos florestais urbanos remanescentes e conscientização do valor e importância dos mesmos. Paralelamente, a sociedade atual, em contato crescente com diversas fontes de conhecimento, vem sendo despertada pela necessidade de uma formação cada vez mais ambiental e científica. Perante este contexto, foram realizadas atividades para identificação da fauna (masto e avifauna) e flora (espécies arbóreas) e desenvolvidos materiais de apoio didático voltados à educação ambiental e científica, para que as informações possam ser abordadas e os materiais utilizados com os visitantes durante as trilhas interpretativas. Foi elaborado um manual de reconhecimento, baseado em figuras e caracteres vegetativos, para a identificação de 8 espécies arbóreas, enquanto que para fauna local foram produzidos moldes de gesso de pegadas de 3 espécies de mamíferos registrados e uma coletânea de sons emitidos por aves e mamíferos reconhecidos na área. Os dados obtidos e materiais elaborados são aplicados em um roteiro temático biogeográfico com informações do local e conteúdos científico, conduzido por trilha interpretativa guiada em uma área verde urbana privada. Como forma de avaliação quanto a contribuição na transmissão de conhecimento produzido foram aplicados questionários pré e pósavaliativos nas trilhas realizadas num total de 20 visitantes. Esta prática demonstrou-se significativa como veículo mediador entre o objeto de estudo, o conhecimento adquirido e os visitantes
ABESTRACT: The biogeographic study carried out, which is important for the environmental analysis of urban green areas, provided information for the elaboration of a trail script for visitors, conducive to approach and transmission of knowledge in the field of biology and geography. Taking into account that the remaining urban forests are segregated by the fragmentation of habitats, however they are of Paramount importance for the valuation, maintenance and conservation of fauna and floristic biodiversity and geodiversity, the purpose of this work is to provide educational actions and to address aspects of conservation and socio-environmental improvement, enhancing the role of environmental and scientific education in strategic planning, to collaborate with the conservation of the environment and contribute to the training of visitors. The area under study is a private urban green area of approximately 1ha located at Catuaí Shopping Maringá, part of a larger unit of green area, with about 3.8ha, continuous between adjacent lots. This area is inserted in the domain of the Atlantic Forest biome and the formation of the Seasonal Semideciduous Forest. Which is widely threatened in the state of Paraná and demands further studies regarding the taxonomic identifications and spatialization of its species in the field among the remaining urban forest fragments and awareness of their value and importance. At the same time, today's society, in growing contact with different sources of knowledge, has been awakened by the need for an increasingly environmental and scientific education. In this context, activities were carried out to identify the fauna (masto and avifauna) and flora (tree species) and didactic support materials were developed aimed at environmental and scientific education, so that the information can be approached and the materials used with visitors during interpretive trails. A recognition manual, based on figures and vegetative characters, was prepared for the identification of 8 tree species, while for local fauna, plaster molds of 3 registered mammal species and a collection of sounds emitted by birds and mammals were produced. recognized in the area. The obtained data and elaborated materials are applied in a biogeographic thematic script with information from the place and scientific content, conducted by a guided interpretive trail in a private urban green area. As a way of assessing the contribution to the transmission of knowledge produced, pre- and post-evaluation questionnaires were applied to the trails carried out by a total of 20 visitors. This practice proved to be significant as a mediating vehicle between the object of study, the knowledge acquired and the visitors
Descrição: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira
Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6359
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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