Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6393
Autor(es): Beloti, Adriana
Orientador: Menegassi, Renilson José
Título: Formação teórica, metodológica e prática dos conceitos de revisão e reescrita no PIBID de língua portuguesa
Banca: Ritter, Lilian Cristina Buzato
Banca: Jung, Neiva Maria
Banca: Rohling, Jurandir Hillmann
Banca: Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio
Palavras-chave: Formação docente inicial - Língua portuguesa;PIBID - Língua Portuguesa - Revisão e reescrita;Linguística aplicada
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BELOTI, Adriana. Formação teórica, metodológica e prática dos conceitos de revisão e reescrita no PIBID de língua portuguesa. 2016. 227 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6393. Acesso em: 16 fev. 2022.
Abstract: RESUMO: Esta Tese trata do processo de formação teórica, metodológica e prática sobre a revisão e a reescrita de textos, desenvolvido com os professores em formação inicial participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – subprojeto de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão. Consideramos que essa formação orienta e constitui práticas docentes efetivas de trabalho com a produção de textos escritos, contribuindo com os processos de revisão e de reescrita de textos de seus futuros alunos, levando-os ao desenvolvimento de suas habilidades de escrita e de sua capacidade linguístico-discursiva. O objetivo geral foi compreender como a formação teóricometodológica sobre os processos de revisão e de reescrita constitui-se na formação docente inicial dos participantes do PIBID. O aporte teórico-metodológico utilizado contemplou a concepção enunciativo-discursiva de linguagem oriunda dos estudos do Círculo de Bakhtin, do conceito de escrita como trabalho, em uma perspectiva processual, que considera as etapas de revisão e de reescrita, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada, procedendo a uma pesquisa-ação, devido às intervenções realizadas junto aos participantes. A pesquisa foi composta por três etapas principais: o diagnóstico inicial, em forma de um questionário; o processo de formação teórico-metodológica e prática, período de atividade efetiva como professores da Educação Básica – com produção de material didático e atuação no processo de produção textual escrita de estudantes do sexto ano; o diagnóstico final, o mesmo questionário inicial. A partir das análises dos registros gerados, chegamos aos seguintes resultados: a) as concepções de escrita, de revisão e de reescrita foram alteradas: os professores passaram a entender tais conceitos pelo viés processual, sendo a revisão e a reescrita compreendidas como recursivas e dialógicas; b) os conceitos dos tipos de correção passaram a ser compreendidos, com várias possibilidades para intervir no texto dos estudantes; c) o conceito de reescrita indica que os professores compreenderam sua função de deixar o texto mais adequado às condições de produção e, então, atuaram, especialmente, pelas operações linguístico-discursivas de adição, de substituição e de ignorar
ABSTRACT: The process of theoretical, methodological and practical formation on text revision and rewriting with teachers in initial formation is provided. Teachers participated in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), sub-project Portuguese Language of the Universidade Estadual do Paraná (Campo Mourão, Brazil). We are convinced that such formation guides and makes up effective teaching practices with the production of written texts and contributes towards text revision and rewriting processes of their future students through the development of their writing and linguistic-discursive capacities. The thesis aims at understanding how the theoretical-methodological formation on the revision and rewriting processes are built within initial teaching formation of PIBID participants. The theoretical and methodological contribution comprised the enunciation-discursive concept of language derived from studies by the Bakhtin Circle, the writing concept as work, within a process perspective which takes into account the revision and rewriting stages from the presuppositions of Applied Linguistics, followed by a research-action as intervention with the participating subjects. Research comprised three main stages: initial diagnosis through a questionnaire; the process of theoretical, methodological and practical formation, or rather, the effective activity as teachers of Basic Education through the production of didactic material and activities within the process of written textual production by Year Six students; final diagnosis similar to the initial one. The following results were the outcome of the registers produced: a) writing, revision and rewriting concepts changed: the teachers understood the concepts through the process stance; revision and rewriting were henceforth understood as recursive and dialogical; b) concepts of correction types were henceforth understood as several possibilities for the intervention in students' text; c) the rewriting concept revealed that teachers understood that their task was to leave the most adequate text to production conditions and intervene especially through the linguistic and discursive operations of addition, replacement and discarding
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6393
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Adriana Beloti_2016.pdf13,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.