Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferraiol, Thiago Fanelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Waldir Henrique Fernandes de | pt_BR |
dc.contributor.other | Inaba , Vanderléa de Lima | pt_BR |
dc.contributor.other | Neves, Eduardo de Amorim | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Luciano | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T20:18:33Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T20:18:33Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6402 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiol | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino do tema Inflação mostrando a necessidade de se estudar educação financeira. A proposta está embasada nos conceitos da Educação Matemática Crítica (EMC), entendendo que a educação financeira deve tratar de temas mais amplos do que a tradicional individualização do controle financeiro. Neste sentido, abordar o tema inflação tem como objetivo apresentar uma dimensão de como o valor do dinheiro é constituído na sociedade capitalista. Para tratar do tema, apresentamos uma sequência didática, com sugestões de encaminhamentos metodológicos, e o relato de nossa experiência com uma turma de alunos da 4ª série do curso de técnico em administração integrado ao ensino médio em um Colégio Estadual de Maringá-Paraná-Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation presents a proposal for teaching the topic of inflation rate, associating its study with a necessary education. The proposal is based on the concepts of Critical Mathematical Education (EMC), understanding that financial education must deal with broader themes than the traditional individualization of financial control. In this sense, addressing the informative theme aims to present a dimension of how the value of money is constituted in capitalist society. To address the issue, present a didactic sequence, with suggestions for methodological guidance, and report on our experience with a group of students in the 4th grade of the technical administration course integrated with high school at a High School of Maringá-Paraná-Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 f. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Inflação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.ddc | 510.07 | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ensino de educação financeira crítica : utilizando inflação e seus índices | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
WALDIR HENRIQUE FERNANDES DE SOUZA_2020.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.