Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraiol, Thiago Fanellipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Waldir Henrique Fernandes dept_BR
dc.contributor.otherInaba , Vanderléa de Limapt_BR
dc.contributor.otherNeves, Eduardo de Amorimpt_BR
dc.contributor.otherFerreira, Lucianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T20:18:33Z-
dc.date.available2022-02-16T20:18:33Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6402-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiolpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta para o ensino do tema Inflação mostrando a necessidade de se estudar educação financeira. A proposta está embasada nos conceitos da Educação Matemática Crítica (EMC), entendendo que a educação financeira deve tratar de temas mais amplos do que a tradicional individualização do controle financeiro. Neste sentido, abordar o tema inflação tem como objetivo apresentar uma dimensão de como o valor do dinheiro é constituído na sociedade capitalista. Para tratar do tema, apresentamos uma sequência didática, com sugestões de encaminhamentos metodológicos, e o relato de nossa experiência com uma turma de alunos da 4ª série do curso de técnico em administração integrado ao ensino médio em um Colégio Estadual de Maringá-Paraná-Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a proposal for teaching the topic of inflation rate, associating its study with a necessary education. The proposal is based on the concepts of Critical Mathematical Education (EMC), understanding that financial education must deal with broader themes than the traditional individualization of financial control. In this sense, addressing the informative theme aims to present a dimension of how the value of money is constituted in capitalist society. To address the issue, present a didactic sequence, with suggestions for methodological guidance, and report on our experience with a group of students in the 4th grade of the technical administration course integrated with high school at a High School of Maringá-Paraná-Brasil.pt_BR
dc.format.extent66 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática críticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectInflação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.ddc510.07pt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de educação financeira crítica : utilizando inflação e seus índicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
WALDIR HENRIQUE FERNANDES DE SOUZA_2020.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.