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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Priscila Cristina Andujarpt_BR
dc.contributor.otherGrulha Júnior, Nivaldo de Goespt_BR
dc.contributor.otherBarroso, Mariana Moranpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T18:19:25Z-
dc.date.available2022-02-17T18:19:25Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6403-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020pt_BR
dc.description.abstractA estatística é um ramo autônomo da matemática que estuda a organização de dados, interpretação de gráficos e tabelas, para explicar fenômenos naturais, sociais e econômicos, muito utilizada nos meios de comunicação para divulgar notícias e propagandas, no auxílio de tomadas de decisões. A matemática em geral é vista como uma ciência exata, neutra, apresentando uma credibilidade inquestionável, mas a partir do momento que ela é utilizada fora do parâmetro cientifico sua credibilidade passa a ser questionável, porém nem sempre percebido. Propagandas, discursos, notícias, utilizam a estatística para ganharem confiança em seus produtos. Este trabalho visa apresentar questões sobre a manipulação de dados estatísticos para pesquisas, com o intuito de mostrar a influência da matemática de outra forma. Este trabalho apresenta uma análise do livro "Como mentir com Estatística" do autor Darrel Huff, que apresenta várias formas de enganar com o uso de conteúdos estatísticos e discutir maneiras de manipular dados estatísticos para que estes contribuam com a narrativa escolhida. Também foram escolhidas duas reportagens de sites de notícias, onde as reescrevemos mudando a forma de interpretá-las, com o intuito de mudar a ênfase do conteúdo sem alterar os dados estatísticos. Adiante foram escolhidas outras duas reportagens com os mesmos conjuntos de dados estatísticos, e a partir de uma análise mostrando que os dados são exatamente iguais, o intuito da informação, a mensagem a ser repassada pode ser diferente. Como resultado deste trabalho queremos destacar a importância que se deve dar ao estudo de estatística nas escolas, para que o indivíduo seja capaz de se tornar uma pessoa crítica e autônoma. Com isso podemos concluir que se o aluno teve um bom aprendizado, saberá separar e interpretar corretamente qualquer informação que lhe for apresentada em todos os meios de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractStatistics is an autonomous branch of mathematics that studies the organization of data, interpretation of graphs and tables, to explain natural, social and economic phenomena, widely used in the media to disseminate news and advertisements, in the aid of decision-making. Mathematics, in general, is seen as an exact, neutral science, presenting unquestionable credibility, but from the moment it is used outside the scientific parameter its credibility becomes questionable, which is not always perceived, nevertheless. Advertisements, speeches, and news use statistics to gain confidence in their products. This paper aims to present questions about the manipulation of statistical data for research, in order to show the influence of mathematics in another way. It presents an analysis of the book "How to Lie with Statistics" by Darrel Huff, which presents several ways to deceive with the use of statistical content and discuss ways to manipulate statistical data so that they contribute to the chosen narrative. Two reports from news websites were also chosen, and rewritten by us, changing them according to our interpretation, in order to change the emphasis of the content without changing the statistical data. Moreover, two other reports with the same sets of statistical data were chosen, and from an analysis exposing that the data are exactly the same, the purpose of the information, the message to be passed on, may be different. As a result, the main aim of this work is to highlight the importance that should be given to the study of statistics in schools, so that the individual can become a critical and autonomous person. With this in mind, we can conclude that if the student has had good learning, he will know how to properly separate and interpret any information presented to him by all media.pt_BR
dc.format.extent81 f. : il., fotos, color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstatística - Manipulaçãopt_BR
dc.subjectNotícias - Manipulaçãopt_BR
dc.subject.ddc519.5pt_BR
dc.titleDa manipulação estatística do mundo real : utilizando inflação e seus índicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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