Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6406
Autor(es): Philippi, Fernando Zilli
Orientador: Barros, Rui Marcos de Oliveira
Título: Sequências e séries : uma proposta de trabalho com uso da Engenharia Didática e a Teoria dos Registros de Representação
Palavras-chave: Sequências (Matemática);Séries (Matemática);Teoria do Registros de Representações Semióticas;Engenharia didática
Data do documento: 2020
Abstract: A presente pesquisa, teve como objetivo a confecção de uma sequência didática para investigar a convergência de sequências e séries numéricas. Para elaborar a sequência didática, consideramos os pressupostos da Teoria de Registros de Representação Semiótica e para a preparação, testagem e refinamento das atividades, adotamos como metodologia de pesquisa, a Engenharia Didática. A sequência didática foi aplicada por meio de um minicurso, em um grupo de onze alunos de 2º e 3º períodos do curso de Engenharia Civil na cidade de Medianeira - PR. Na sequência didática aplicada em dois encontros nos dias 22 de fevereiro de 2020 e 14 de março de 2020, foram desenvolvidos quatro blocos de atividades, referente a sequências e séries. O software Geogebra foi utilizado como recurso didático na resolução das atividades propostas. Foi observado que a exploração computacional traz importantes contribuições para a aprendizagem dos conceitos. Observou-se ainda, que as atividades planejadas a fim de proporcionar autonomia e ação pelo aluno, baseados nos diferentes registros de representação semiótica, tornam-se mais propícias à atribuição de significação ao conteúdo ensinado.
The purpose of this research was to create a didactic sequence in order to investigate the convergence of sequences and numerical series. As to elaborate the didactic sequence, we considered the assumptions of the Theory of Semiotic Representation Records and for the preparation, testing and refinement of activities, we adopted Didactic Engineering as the research methodology. The didactic sequence was applied in a short course for a group of eleven students of 2nd and 3rd periods of the Civil Engineering course in the city of Medianeira - PR. In the didactic sequence which was applied in two meetings, February 22, 2020 and March 14, 2020, four blocks of activities were developed, referring to sequences and series. The Geogebra software was used as a didactic resource so as to solve the proposed activities. It was observed that computational exploration brings important contributions to the learning of concepts. It was also observed that the activities planned to provide autonomy and action by the student, based on the different records of semiotic representation, become more conducive to the attribution of meaning to the content taught.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6406
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernando Zilli Philippi_2020.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.