Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Rui Marcos de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPhilippi, Fernando Zillipt_BR
dc.contributor.otherGargnin, Claudetept_BR
dc.contributor.otherCastelani, Emerson Vitorpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T12:38:31Z-
dc.date.available2022-02-18T12:38:31Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6406-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barrospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, teve como objetivo a confecção de uma sequência didática para investigar a convergência de sequências e séries numéricas. Para elaborar a sequência didática, consideramos os pressupostos da Teoria de Registros de Representação Semiótica e para a preparação, testagem e refinamento das atividades, adotamos como metodologia de pesquisa, a Engenharia Didática. A sequência didática foi aplicada por meio de um minicurso, em um grupo de onze alunos de 2º e 3º períodos do curso de Engenharia Civil na cidade de Medianeira - PR. Na sequência didática aplicada em dois encontros nos dias 22 de fevereiro de 2020 e 14 de março de 2020, foram desenvolvidos quatro blocos de atividades, referente a sequências e séries. O software Geogebra foi utilizado como recurso didático na resolução das atividades propostas. Foi observado que a exploração computacional traz importantes contribuições para a aprendizagem dos conceitos. Observou-se ainda, que as atividades planejadas a fim de proporcionar autonomia e ação pelo aluno, baseados nos diferentes registros de representação semiótica, tornam-se mais propícias à atribuição de significação ao conteúdo ensinado.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research was to create a didactic sequence in order to investigate the convergence of sequences and numerical series. As to elaborate the didactic sequence, we considered the assumptions of the Theory of Semiotic Representation Records and for the preparation, testing and refinement of activities, we adopted Didactic Engineering as the research methodology. The didactic sequence was applied in a short course for a group of eleven students of 2nd and 3rd periods of the Civil Engineering course in the city of Medianeira - PR. In the didactic sequence which was applied in two meetings, February 22, 2020 and March 14, 2020, four blocks of activities were developed, referring to sequences and series. The Geogebra software was used as a didactic resource so as to solve the proposed activities. It was observed that computational exploration brings important contributions to the learning of concepts. It was also observed that the activities planned to provide autonomy and action by the student, based on the different records of semiotic representation, become more conducive to the attribution of meaning to the content taught.pt_BR
dc.format.extent56 f : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectSéries (Matemática)pt_BR
dc.subjectTeoria do Registros de Representações Semióticaspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subject.ddc515.24pt_BR
dc.titleSequências e séries : uma proposta de trabalho com uso da Engenharia Didática e a Teoria dos Registros de Representaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernando Zilli Philippi_2020.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.