Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6409
Autor(es): Brill Júnior, Oldemir
Orientador: Shirabayashi, Wesley Vagner Inês
Título: Incerteza experimental : métodos estatísticos e diferenciais
Palavras-chave: Incertezas - Métodos;Física - Métodos estatísticos;Estatística experimental;Matemática - Ensino médio
Data do documento: 2019
Abstract: Este trabalho tem por objetivo introduzir uma visão distinta sobre a utilização da Física Experimental por meio da exploração de ferramentas matemáticas para a obtenção de respostas acerca dos procedimentos que envolve esta metodologia de ensino. Introduzindo maneiras de interpretar resultados obtidos pela experimentação, a abordagem deste documento ressalta a interdisciplinariedade dessas duas áreas, que pode ser observada enfatizada no início da dissertação através da descrição histórica sobre o desenvolvimento conjunto de ambas. Adentrando ao documento, são explicitado os cuidados para um ato de medição, para que então métodos matemáticos pudessem ser introduzidos e explorados para obtenção de resposta/resultados. Métodos estes que quantificam a incerteza, também conhecida como intervalo de confiança, relacionada as condições da experimentação. Estes métodos matemáticos ajudam a obter resultados mais prováveis. Os principais métodos utilizados são Incerteza, Propagação da Incerteza e Mínimos Quadrados. Devido à utilização de derivadas, integrais e definições mais complexas este trabalho tem uma visão voltada para o ensino superior séries iniciais, entretanto com certo cuidado a principal mensagem e os resultados finais das teorias mais robustas podem ser aplicadas ao ensino médio.
Este trabalho tem por objetivo introduzir uma visão distinta sobre a utilização da Física Experimental por meio da exploração de ferramentas matemáticas para a obtenção de respostas acerca dos procedimentos que envolve esta metodologia de ensino. Introduzindo maneiras de interpretar resultados obtidos pela experimentação, a abordagem deste documento ressalta a interdisciplinariedade dessas duas áreas, que pode ser observada enfatizada no início da dissertação através da descrição histórica sobre o desenvolvimento conjunto de ambas. Adentrando ao documento, são explicitado os cuidados para um ato de medição, para que então métodos matemáticos pudessem ser introduzidos e explorados para obtenção de resposta/resultados. Métodos estes que quantificam a incerteza, também conhecida como intervalo de confiança, relacionada as condições da experimentação. Estes métodos matemáticos ajudam a obter resultados mais prováveis. Os principais métodos utilizados são Incerteza, Propagação da Incerteza e Mínimos Quadrados. Devido à utilização de derivadas, integrais e definições mais complexas este trabalho tem uma visão voltada para o ensino superior séries iniciais, entretanto com certo cuidado a principal mensagem e os resultados finais das teorias mais robustas podem ser aplicadas ao ensino médio.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Wesley Vagner Ines Sirabayashi
Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6409
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Oldemir Brill Junior_2019.pdf23,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.