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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorShirabayashi, Wesley Vagner Inêspt_BR
dc.contributor.authorBrill Júnior, Oldemirpt_BR
dc.contributor.otherVarrengia, Sandra Regina D'Antoniopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Janete de Paula Ferrarezept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T12:10:46Z-
dc.date.available2022-02-21T12:10:46Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6409-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wesley Vagner Ines Sirabayashipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo introduzir uma visão distinta sobre a utilização da Física Experimental por meio da exploração de ferramentas matemáticas para a obtenção de respostas acerca dos procedimentos que envolve esta metodologia de ensino. Introduzindo maneiras de interpretar resultados obtidos pela experimentação, a abordagem deste documento ressalta a interdisciplinariedade dessas duas áreas, que pode ser observada enfatizada no início da dissertação através da descrição histórica sobre o desenvolvimento conjunto de ambas. Adentrando ao documento, são explicitado os cuidados para um ato de medição, para que então métodos matemáticos pudessem ser introduzidos e explorados para obtenção de resposta/resultados. Métodos estes que quantificam a incerteza, também conhecida como intervalo de confiança, relacionada as condições da experimentação. Estes métodos matemáticos ajudam a obter resultados mais prováveis. Os principais métodos utilizados são Incerteza, Propagação da Incerteza e Mínimos Quadrados. Devido à utilização de derivadas, integrais e definições mais complexas este trabalho tem uma visão voltada para o ensino superior séries iniciais, entretanto com certo cuidado a principal mensagem e os resultados finais das teorias mais robustas podem ser aplicadas ao ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo introduzir uma visão distinta sobre a utilização da Física Experimental por meio da exploração de ferramentas matemáticas para a obtenção de respostas acerca dos procedimentos que envolve esta metodologia de ensino. Introduzindo maneiras de interpretar resultados obtidos pela experimentação, a abordagem deste documento ressalta a interdisciplinariedade dessas duas áreas, que pode ser observada enfatizada no início da dissertação através da descrição histórica sobre o desenvolvimento conjunto de ambas. Adentrando ao documento, são explicitado os cuidados para um ato de medição, para que então métodos matemáticos pudessem ser introduzidos e explorados para obtenção de resposta/resultados. Métodos estes que quantificam a incerteza, também conhecida como intervalo de confiança, relacionada as condições da experimentação. Estes métodos matemáticos ajudam a obter resultados mais prováveis. Os principais métodos utilizados são Incerteza, Propagação da Incerteza e Mínimos Quadrados. Devido à utilização de derivadas, integrais e definições mais complexas este trabalho tem uma visão voltada para o ensino superior séries iniciais, entretanto com certo cuidado a principal mensagem e os resultados finais das teorias mais robustas podem ser aplicadas ao ensino médio.pt_BR
dc.format.extent84 p : il., color., figs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIncertezas - Métodospt_BR
dc.subjectFísica - Métodos estatísticospt_BR
dc.subjectEstatística experimentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino médiopt_BR
dc.subject.ddc530.15pt_BR
dc.titleIncerteza experimental : métodos estatísticos e diferenciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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