Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Eduardo de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorMotizuki, Nélidypt_BR
dc.contributor.otherBemm, Laertept_BR
dc.contributor.otherFreitas, Thiago Henrique dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T12:48:39Z-
dc.date.available2022-02-21T12:48:39Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6410-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marcela Duarte Ferraript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019pt_BR
dc.description.abstractO sudoku é um quebra-cabeça bidimensional que se resume tipicamente na colocação lógica dos algarismos de 1 a 9. Assim, não demorou para que alguns matemáticos iniciarem as suas pesquisas procurando por padrões no sudoku. Este trabalho explora a relação entre o sudoku e a álgebra com o objetivo de verificar se é possível construí-lo por meio da teoria de grupos e quadrados latinos com o intuito de utilizar essa construção como uma atividade diferenciada em sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica explorando artigos referentes ao assunto. Verificamos que é possível construir o sudoku utilizando classes laterais e as construções lineares de Keedwell. A partir desses resultados foi possível elaborar uma sugestão de atividade para aplicar em sala.pt_BR
dc.description.abstractSudoku is a two-dimensional puzzle that typically work with logical placement of the numerals from 1 to 9. Therefore, it didn't take long for some mathematicians started their searching for patterns in sudoku. This project explores the relationship between sudoku and algebra in order to verify if is possible to construct the puzzle with Group Theory and Latin Squares in order to use this construction as a different activity in the classroom. Thus, a bibliographic research was made by exploring articles related to the subject. We concluded that it is possible to construct the sudoku using Cosets and also using Linear Keedwell Contruction. From these results it was possible to elaborate an activity to apply in class.pt_BR
dc.format.extent107 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSudokupt_BR
dc.subjectTeoria de grupospt_BR
dc.subjectQuadrados latinospt_BR
dc.subjectConstruções linearespt_BR
dc.subject.ddc512.2pt_BR
dc.titleSudoku e teoria de grupospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nelidy Motizuki_2019.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.