Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Eduardo de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorSoares de Albuquerque, Aline Mariapt_BR
dc.contributor.otherMedeiros, Aline Edlâinept_BR
dc.contributor.otherAvila, Fabio Crivelli dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T14:24:55Z-
dc.date.available2022-02-21T14:24:55Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6411-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019pt_BR
dc.description.abstractEm qualquer decisão que tomamos em nosso cotidiano, sempre levamos em consideração uma grande quantidade de variáveis. Para tomarmos tais vereditos, nos baseamos geralmente na intuição, não identificamos quais as variáveis que afetaram a nossa decisão. Podemos associar esse fato ao treinamento que temos de analisar apenas uma variável. Com intuito de melhorar este aspecto, visamos apresentar neste trabalho, técnicas de análise de agrupamentos (cluster analysis), também conhecidas como técnicas de agrupamento que fazem parte da Análise Multivariada de dados, ramo da estatística que analisa dados com mais de uma variável. De modo geral, as técnicas de agrupamento consistem em separar objetos em grupos, baseando-se nas características que estes objetos possuem em comum, além de que essas técnicas podem ser utilizadas para classificar e analisar dados estatísticos que apresentam mais de uma variável. A justificativa para a escolha desse tema está na grande utilização destas técnicas em pesquisas de diversas áreas do conhecimento, embora, nas ementas do ensino de estatística no ensino básico, seja contemplado apenas o estudo de dados com uma variável. Desse modo, apresentamos neste trabalho as principais técnicas de agrupamento, bem como sua utilização e, em seguida, apresentamos algumas atividades que podem ser aplicadas no ensino básico.pt_BR
dc.description.abstractIn any decision we take in our daily life, we always consider a great number of variables ou a lot of variables. In order to make a decision, we usually do it by intuition, and it is not identified which variables affected our decision. We can associate this fact to the training that we have to analyze just one variable. With the motif of improvin this aspect, our aim in this essay was present analysis techniques of grouping (cluster analysis), also known as grouping techniques that belong to the Multivariate Data Analysis, a Statistic's workstream which studies data with more than one variable. In a general vision, the Grouping Techniques consist in split objects in groups, basing in the characteristics that the objects have in common; these techniques can be used to classify and analyze statistics data which present more than one variable. The defense to this theme choice is the large use of these methods in researches of many knowledge areas, although the syllabus of statistics in elementary teaching contemplates just the data study with one variable. By these means, we present, in this essay, the main grouping techniques, as well as its application and, forthwith, some activities that can be executed in the elementary teaching.pt_BR
dc.format.extent63 f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstatística - Técnicas de agrupamentopt_BR
dc.subjectEstatística - Medidas de dissimilaridadept_BR
dc.subjectEducação básica - Proposta de atividadespt_BR
dc.subjectMétodo hierárquico (Matemática)pt_BR
dc.subject.ddc519.5pt_BR
dc.titleTécnicas de Agrupamento : uma proposta de atividades para o ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aline Maria Soares de Albuquerque_2019.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.