Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraiol, Thiago Fanellipt_BR
dc.contributor.authorFerrarezi, Simone Martinspt_BR
dc.contributor.otherMartins, Rodrigopt_BR
dc.contributor.otherBenetti, Djeisonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T18:01:46Z-
dc.date.available2022-02-21T18:01:46Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6413-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Thiago Fanelli Ferraiolpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho procuramos explicar brevemente a carga tributária brasileira, suas concepções teóricas e denunciar seu caráter regressivo (onde a quantidade de tributos, em percentual da renda, _e maior entre os mais pobres). Além disso, para sair do senso comum que tradicionalmente pauta a discussão sobre a carga tributária, desenvolvemos uma proposta didática para levar esse estudo para as escolas. Nossa proposta esta baseada teoricamente nas ideias da Educação Matemática Crítica e as atividades apresentadas procuram oferecer aos estudantes um cenário para investigação e discussão crítica da situação econômica e social brasileira dentro da realidade mundial.pt_BR
dc.description.abstractThis work focused on briey explain the Brazilian tax burden, its theoretical concepts and to denounce its regressive character (in which the percentage of tax burden over income, is larger among the poorest). Furthermore, to leave the common sense, which traditionally subjects discussions on tax burden, develops a didactic proposal to bring this study to classrooms. Our proposal is based on theoretical ideas of Critic Mathematics Education and the presented activities seeks to o_er the students a canvas to investigate and debate the socio-economic situation according to the world's reality.pt_BR
dc.format.extent61 f. : il., fotos, color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectCarga tributáriapt_BR
dc.subjectSistema tributáriopt_BR
dc.subject.ddc512.07pt_BR
dc.titleEm que pesa a carga tributária brasileira? : uma proposta para discussão crítica em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Simone Martins Ferrarezi_2019.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.