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Autor(es): Boff, Maikon Pavel
Orientador: Neves, Eduardo de Amorim
Título: Uma proposta de matemática crítica para sala de aula
Palavras-chave: Educação matemática crítica;Matemática financeira;Combinatória e probabilidade
Data do documento: 2019
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de apresentar aspectos da fundamentação teórica da Educação Matemática Crítica como, algumas situações que relacionam a matemática da sala de aula com problemas e situações do cotidiano. Nesse sentido, nossa proposta tem o intuito de ajudar a evidenciar a matemática como uma atividade social que favoreça a investigação, o diálogo e as reflexões. Para tanto, escolhemos diversas situações que, quando munido dos instrumentos matemáticos adequados, possibilitam ter uma melhor clareza sobre determinadas informações e podendo assim, contestar afirmações que antes considerávamos inquestionáveis.
This dissertation aims to present aspects of the theoretical foundation of Critical Mathematics Education. For example, some situations relating to mathematics in a classroom with daily problems and situations. In this sense, our proposal is intended to help highlight the math as a social activity that encourages research, dialogue and reflections. To this end, we chose several situations that, when fitted with the appropriate mathematical instruments, make it possible to have a better clarity about certain information and challenge assertions that were considered unquestioned.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Eduardo de Amorim Neves
Dissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6416
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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