Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6417
Autor(es): Oliveira, Valéria Cristina de
Orientador: Vasconcelos, Silvia Inês Coneglian Carrilho de
Título: A construção do planejamento de língua portuguesa na Escola Municipal de Maringá : uma prática educativa
Data do documento: 2000
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Valéria Cristina de. A construção do planejamento de língua portuguesa na Escola Municipal de Maringá: uma prática educativa. 2000. ix, 156 f. Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Maringá, 2000, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6417. Acesso em: 22 fev. 2022.
Abstract: RESUMO: Atualmente, muitas propostas educacionais têm chamado a atenção dos meios de comunicação e mobilizado os profissionais deste setor; entretanto, o que parece novidade para alguns, já vem acontecendo desde 1988, em um Município do interior do Estado do Paraná, uma prática educacional que se baseia na interação dialógica e no processo coletivo de construção de planejamentos. Apresentamos neste trabalho algumas reflexões a respeito da elaboração coletiva dos planejamentos de Língua Portuguesa, que foram feitas a partir de entrevistas com professores de língua portuguesa de 5ª a 8ª série e coordenadores da Secretaria de Educação Municipal de Maringá (SEDUC), gravações em áudio de algumas aulas e análise de alguns planejamentos de língua portuguesa, em confronto com a Proposta Curricular da SEDUC. Com base nestes dados, diagnosticamos uma série de aspectos relevantes para discussão, como forma de melhoria, das práticas pedagógicas, como a possibilidade da não utilização sistemática dos Livros Didáticos, como isso ocorre e o que isso acarreta; a inserção de assuntos políticos para discussão e trabalho com os alunos; a importância dos temas na elaboração de planejamentos; a urgente inclusão de trabalho pedagógico com o texto literário; a necessidade de disponibilidades para estudo de teorias educacionais, teorias sobre língua e linguagem, sobre aprendizagem e, ainda, sobre teorias da literatura e a contribuição fundamental que a troca de experiências no espaço coletivo traz para a melhoria das atividades realizadas em sala de aula, incluindo a comunidade em que se insere a rede de ensino municipal
ABSTRACT: Nowadays, a lot of educational proposals have been comunications means leading the professionals of this section; however, what looks like news to somebody, has already been happening since 1988, in a small town in Paraná State a educational behavior that is based on the colective process of planning construction. We present in this job some retlection related to the colective elaboration of portuguese language planning, with have acquired through interviews with portuguese language teachers from 5ªth a 8ªth grade and headquarters of Maringá Municipal Education Office (SEDUC), audio recordings of some classes and analyses of portuguese language plannings, whereas SEDUC Curricular Proposal. Based on this data, we diagnosied a series of importants aspects for discution, in order to improve pedagogical behavior, as a possibility of the lack of use of the Didacts Books system, how it happens and what it results; inclusion of politcs subjects to discuss and work with students; the importance of subjetcs to plannings elaboration; the urgent inclusion of pedagogical job with the literary text; the need of availability for educations theories studies, theories on language and speech, on learning and, yet, on literary theories and the fimdamental contribution of the experience exchange in the colective space brings to improvement activities in classe, including the community which the municipal net teaching is included.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Título no resumo não confere com o título na folha de rosto
Dissertação (mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Maringá, 2000
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6417
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Valeria Cristina de Oliveira_2000.pdf955,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.