Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTakemoto, Ricardo Massato, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Paula Gabriela dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T14:11:56Z-
dc.date.available2023-11-08T14:11:56Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Paula Gabriela da. O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná). 2014. 44 p. Dissertação (mestrado em Biologia Comparada)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, 2014, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6427-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Massato Takemotopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Harumi Irene Suzukipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Biologia Comparada)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, 2014pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O conhecimento tradicional na pesca compreende um conjunto de práticas e habilidades adquiridas pelas comunidades de pescadores artesanais em sua relação com o ambiente aquático e com a sociedade. Com a inclusão do etnoconhecimento nas salas de aula, os alunos tem a possibilidade de compreender a integração entre o conhecimento científico e o saber tradicional, a fim de desenvolver o senso de conservação e preservação ambiental. Com o intuito de promover o diálogo entre os saberes tradicional e científico, esta pesquisa foi realizada em um colégio Estadual, localizado na cidade de Porto Rico, Paraná, Brasil, sendo para isto, adotada a pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas, entrevistas, diário de campo e gravações de áudio e vídeo no decorrer da aplicação de uma sequência didática. Para a análise do conteúdo utilizamos a técnica proposta por Bardin. Como resultado a esta pesquisa compreendemos que a construção dos conhecimentos tradicionais está diretamente relacionada ao representante de uma geração mais antiga e que a inserção do diálogo entre os saberes tradicional e científico no ambiente escolar contribui para formação de uma atitude crítica e participativa dos alunospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Traditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paraná, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of studentspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEtnoconhecimentopt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectDiálogo dos saberespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Rio Paranápt_BR
dc.subject.ddc577.07pt_BR
dc.titleO conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSuzuki, Harumi Irene, 1963--
dc.publisher.departmentDepartamento de Biologia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Biologia Comparada-
dc.subject.cnpq1Ciências Biológicas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical44 p. : il. (algumas. color.).-
dc.subject.cnpq2Biologia Geral-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Biológicas-
Aparece nas coleções:2.2 Dissertação - Ciências Biológicas (CCB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Paula Gabriela da Costa_2014.pdf652,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.