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Autor(es): Maia, Elaine Regina Brito
Orientador: Andrade, Cid Marcos Gonçalves
Título: Avaliação do ciclo de vida no beneficiamento de malha : estudo de caso em uma tinturaria no estado do Paraná
Banca: Luz, Gianini Regina
Banca: Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo
Palavras-chave: Impacto ambiental;Beneficiamento de malha;Avaliação ciclo de vida
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MAIA, Elaine Regina Brito. Avaliação do ciclo de vida no beneficiamento de malha: estudo de caso em uma tinturaria no estado do Paraná . 2013. 77 f. Dissertação (mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, 2013, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A avaliação do ciclo de vida é uma ferramenta que consiste em selecionar e avaliar as entradas e saídas dos processos, possibilitando a identificação dos impactos ambientais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida. O presente trabalho apresenta a avaliação do ciclo de vida aplicado em uma indústria de beneficiamento têxtil, responsável pelo processo de tingimento e acabamento de malhas, localizada no noroeste do Paraná. O objetivo da pesquisa é caracterizar os potenciais impactos ambientais causados no processo de beneficiamento, quanto à utilização de recursos naturais, assim como os agentes poluidores emitidos por este processo. Para a efetivação da pesquisa foram coletados dados referentes ao período de um mês de produção do ano de 2013. Para a aplicação da avaliação do ciclo de vida, foi utilizado o software SimaPro®, versão 7.3.3. O método utilizado para análise do inventário foi RECIPE midpoint e as categorias analisadas foram: acidificação terrestre, mudança climática, ecotoxicidade marinha, esgotamento fóssil e toxicidade humana. Foram realizadas duas formas de avaliação de impacto, uma considerando o transporte dos produtos utilizados no beneficiamento e a outra sem considerar este fator. Os resultados obtidos em relação à primeira forma de avaliação demostraram que o transporte rodoviário (sal), que considera a trajetória de entrega do sal, e o transporte rodoviário, responsável pela trajetória dos demais insumos utilizados no tingimento, foram os itens que proporcionaram maior impacto no processo de beneficiamento de malha, isto se deve a quantidade de emissões atmosféricas provenientes da queima do combustível vi fóssil. Avaliando os impactos sem considerar o transporte, os resultados apontaram a utilização da madeira de cavaco como responsável pelos impactos nas categorias acidificação, toxicidade humana e ecotoxicidade marinha, na categoria esgotamento fóssil, o fator impactante foi a utilização dos produtos químicos e na categoria mudança climática, o maior fator de impacto foi a energia elétrica
ABSTRACT: A life cycle assessment is a tool that consists of selecting and evaluating the inputs and outputs of the processes, enabling the identification of the environmental impacts of a product system throughout its life cycle. This paper presents the evaluation of the life cycle applied to a textile benefaction industry, responsible for the process of dyeing and finishing of knitted fabrics, located in the northwest of Paraná. The goal of this paper is to characterize the potential environmental impacts in the benefaction process related to the use of natural resources, as well as the pollutants emitted by this process. For effective research, data were collected regarding the production of a month of the year 2013. For the application of life cycle assessment was used SimaPro ® software, version 7.3.3. The method used to analyze the register was RECIPE midpoint and the categories which were analyzed were terrestrial acidification, climate change, marine ecotoxicity, the depletion of fossil and human toxicity. Two forms of impact assessment were carried out: one, which considered the transport of the products used in the process of benefaction and another which did not consider this factor . The results regarding the first form of evaluation showed that the road transport, in which the delivery trajectory of salt is considered and the road transport, responsible for the trajectory of other inputs used in dyeing, were the items that provided greater impact on the process of benefaction of the knitted fabrics. This impact is due to the amount of atmospheric emissions from the burning of fossil fuel. Assessing the impacts without considering transport, the results showed the use of wood chips as responsible for the impacts in the viii categories acidification, human toxicity and ecotoxicity marine. Concerning the depletion of fossil category, the factor that caused impact was the use of chemicals. As for the climate change category , the highest factor of impact was the electricity
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Cid Marcos Gonçalves Andrade
Coorientador: Prof. Dr. Mauro A. da S. Sá Ravagnani
Dissertação (mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, 2013
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6514
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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